Objetivo: Identificar os fatos que sucedem com o corpo e com o espírito após o fenômeno da morte.
1- Harmonização:
Prece inicial
2- Atividade Introdutória:
Brincadeira Batata quente com perguntas da aula anterior. 1) O que é espírito? 2) A gente pode ver um espírito? 3) Como sabemos que o espírito existe? 4) Quem foi Allan Kardec? 5) O que o Kardequinho veio nos ensinar? 6) Para onde vão os espíritos depois que eles deixam o corpo material?
3- Atividade Dinâmica 1:
Bola de ar. Mostrar para as crianças uma bola vazia e perguntar o que tem dentro da bola. Depois, enchê-la de ar e voltar a fazer a mesma pergunta. Em seguida, dizer que o ar é como o espírito, sabemos que existe, mas não podemos ver. O ar, a gente sabe que existe porque estamos respirando e o espírito sabemos que existe porque estamos vivos.
4- Atividade Dinâmica 2:
A ÁGUA E OS RECIPIENTES
“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” – Jesus (João 3:8)
Material: Copos descartáveis, vasilha plástica, pano limpo ou esponja limpa.
Trazemos um copo descartável de água e uma vasilha limpa. Mostramos às crianças e perguntamos o que tem dentro do copo. Então, destruímos o copo, de forma que a água caia na vasilha. Nada chocante ou estrondoso. Apenas rasgamos o copo descartável. Então perguntamos o que aconteceu com a água. E as crianças certamente dirão que a água agora está na vasilha. Então pegamos um pano limpo ou uma esponja e encharcamos com a água da vasilha. Podemos torcê-lo para que a água seja despejada em outro copo. Então perguntamos o que aconteceu.
Explicamos que a água nunca deixou de ser a mesma, mesmo mudando de lugar. Só mudou de forma, conforme onde estava.
Assim é o espírito. É imortal e está em cada corpo para se melhorar. Mas não acaba com o corpo. Sobrevive à ele para então, adquirir outro corpo.
5- Atividade Reflexiva:
Leitura do Livros dos Espíritos infantil.
6- Atividade Dinâmica 3:
A VIAGEM
Material: mala feita de cartolina ou papel duro, de maneira que atraia a atenção da criança.
Várias figuras: de roupas, dinheiro, livros, pessoas fazendo carinho, etc. Sempre coisas ou atitudes de cunho material e de cunho espiritual.
Então, dizemos à criança que nós faremos uma viagem. Iremos para o plano espiritual. O que devemos levar?
Cada escolha da criança fará com que ela reflita se aquilo pode ser usado no plano espiritual, ensinando, mas respeitando a opinião da criança.
Cada criança pode ter sua malinha ou o evangelizador pode fazer uma grande mala pra toda turma.
Essa atividade é usada para “checar” o que a criança entende por vida espiritual.
7- Atividade Criativa:
Pintar o espírito e o corpo material e depois fixar o espírito no corpo material.
8- Avaliação / Auto-Avaliação:
Evangelizadoras: Andressa, Cláudia e Jade
Nenhum comentário:
Postar um comentário