OBJETIVOS:
Explicar à luz do Evangelho de Jesus o verdadeiro significado de sermos aceitos no Reino de Deus pela pureza do nosso coração através das atitudes do cotidiano que nos auxiliarão a progredir moral e espiritualmente.Prece Inicial:
Atividade Inicial:
Brincadeira: “Meus pintinhos venham cá”.
Atividade Reflexiva 1
História: Parábola do Semeador, no link histórias
Falar sobre: “Bem aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus”. "Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, pois que o reino dos céus é para os que se lhes assemelham."
Explicar o significado das palavras do trecho lido:
Criança: símbolo de pureza que nos traz a lembrança da nossa missão enquanto espírito nesta encarnação. Temos no corpo físico a fragilidade, meiguice e inocência que nos dão a oportunidade de aprender, se redimir, ser humilde enquanto “aprendizes da vida”; crianças no corpo, mas Espíritos com muitas vivências.
Reino dos Céus: atingir o mundo celestial. Temos que progredir bastante para sermos merecedores desta morada. Temos a eternidade para chegar lá; então é preciso começar agora porque o tempo passa muito rápido.
O Reino dos Céus representa o estado de paz interior e plenitude a que todos chegaremos quando formos puros de coração.
Pureza: ausência de maldade, de vícios. Um coração puro é isento de todo o mal. Repleto de sentimentos leves.
Para facilitar a compreensão, fazer analogia com um copo sujo de barro, que colocamos embaixo de uma torneira de água limpa: o que acontece? O copo vai ficando limpo.
Exemplo de pureza: Jesus. Obviamente estamos bastante distantes de atingirmos a perfeição, nobreza e pureza de sentimentos como o Amado Mestre; no entanto, todas as vezes que tivermos dúvidas, voltemos nossos pensamentos ao nosso anjo de guarda e perguntemos “se eu fosse Jesus, como agiria?” Esta atitude pode evitar atitudes que possam causar tristeza, dor, egoísmo, arrependimento etc. Quem na nossa vida temos como exemplo de ter um coração puro, desejar e fazer o bem ao próximo, tolerar os erros do outro, ser amigo de verdade, perdoar ?
Atividade Reflexiva 2:
Vídeo: A Parábola do Semeador.
Em seguida, falar com eles sobre a parábola, mostrando os desenhos, em anexo, da própria parábola e explicando passo a passo o sentindo dela.
Atividade Criativa 1:
Plantar as boas sementes. Material: cartolina marrom, sentimentos bons e ruins (leves e pesados) em papel, em forma de semente. Colando na cartolina apenas as sementes que irão gerar os bons frutos.
Atividade Criativa 2:
Pintar os quadrinhos da Parábola do Semeador.
Prece Final:
Evangelizadores: Andressa e Cláudia
Anexo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário