Objetivos: Valorizar o esforço na busca do autoconhecimento necessário à busca progressiva da melhoria do Ser.
1- Harmonização Inicial (10 minutos):
Sensibilização inicial
2- Atividade Introdutória (25 minutos):
2.1 Apresentar o anexo 1. Explicar que cada povo estabeleceu atitudes a serem adotadas pelas pessoas educadas. O anexo 1 mostra uma maneira usada em certa época, no Brasil, para o homem cumprimentar. É uma reverência, que expressa gentileza e consideração.
2.2 Apresentar o anexo 2. Explicar que esse mesmo homem, que revela tanta gentileza, em outra ocasião é capaz de ser cruel, mandando chicotear um escravo sem nenhuma compaixão.
3- Atividade Reflexiva (25 minutos):
3.1 Perguntar e ouvir as crianças, explorando as respostas para a formação dos conceitos.
– Será que esse homem tem mesmo gentileza e consideração com o próximo?
– A gentileza é uma forma de bondade?
– Quem é verdadeiramente bondoso faz alguém sofrer?
3.2 Apresentar as duas máscaras do anexo 3. Dizer que, muitas vezes, o que aparentamos ser é como uma “máscara”, mas, no íntimo, somos muito diferentes. Quando vivemos assim criamos conflitos íntimos e doenças. Ninguém agüenta fingir o tempo todo. Precisamos ser verdadeiros. Mas nem sempre conhecemos nossas forças - as boas qualidades que temos - e nossas fraquezas. Como, então, podemos melhorar?
3.3 Citar dois casos. Na apresentação do primeiro, usar as máscaras no momento adequado.


Rui é de fato humilde? É pela roupa que revelamos a humildade? Neste caso, a roupa muito simples de Rui é como uma máscara? Qual a dificuldade de Rui?
3.4 Concluir que:




Nosso valor (temos dignidade por sermos filhos de Deus, todos criados para o progresso e a felicidade);

- sem sentir vaidade.
- sem sentir culpa.
Os sentimentos ruins são como “montinhos de lixo” escondidos na alma. Se ficarem lá vão prejudicar-nos. Assim como jogamos fora o lixo da nossa casa para não causar doenças, devemos jogar fora os “montinhos de lixo” da alma, antes que eles nos prejudiquem. E encher a alma de pensamentos e sentimentos bons para nos trazerem alegria e paz.
3.5 Propor que todos façam a “Limpeza Interior”. Explicar o procedimento:
Cada um, em silêncio, pensará no sentimento ruim que gostaria de libertar-se, representando-o no papel por meio de um desenho, ou de apenas linhas ou de uma cor. Dar um tempo e, em fila, sem comentários, cada um jogará na cesta de lixo (colocada em destaque) o seu sentimento negativo.
4- Atividade Dinâmica/ Conclusiva (25 minutos):
Promover a comemoração da “Limpeza Interior”. Cada criança receberá um balão e escreverá em um pedaço de papel o nome do sentimento bom que deseja oferecer a um colega da evangelização, que deverá ser amarrado a linha do balão. Exs: alegria, paciência, coragem, humildade, calma, bondade, respeito, tolerância, Paz.
A um sinal, todos jogam para o alto o seu balão, começando o jogo. Movimentam-se livremente, para não deixar cair os balões. Depois de dois minutos, a um novo sinal, cada um pega um balão. Sentados em círculo, os participantes lêem o sentimento que receberam.
Ao final, refletir sobre a atenção que foi necessária, para o balão não cair, comparando com o cuidado que devemos ter para mantermos os bons sentimentos em qualquer situação.
5- Harmonização Final (5 minutos):
Prece Final.
6- Avaliação / Auto-Avaliação (duração: 5 minutos):
Evangelizadores: Juliana/Weber
Nenhum comentário:
Postar um comentário