NOSSOS HORÁRIOS

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domingo, 8 de julho de 2012

Terceira Revelação

Data: 30/06/2011

OBJETIVOS: Aprender como se deu o surgimento do espiritismo.Compreender a existência da alma como base do corpo físico e sua evolução através das várias encarnações.

1-Prece (5 minutos)
Agradecer a Deus por mais um dia de aprendizado com música suave ao fundo.
2-Atividade Reflexiva: (30 minutos)
Mostrar uma bola de encher vazia para os evangelizandos. Essa bola estará com o desenho de uma carinha.
Realizar as seguintes perguntas:
- A bola vazia serve para brincar?  A resposta será não e após isso encher a bola.
- A bola cheia passou a ter graça, passou a ter vida?  A resposta será sim.
- O que foi que encheu essa bola? A resposta será “o ar”.
- Nós podemos ver o ar? A resposta será não.
- Quais são as coisas que sabemos que existem, mas que nem sempre podemos ver? Eles deverão pensar em exemplos como amor, os micróbios, a poeira, o perfume e outros.
- A alma pode ser vista? A resposta deve ser que não por todos, porém existem pessoas com mediunidade com essa capacidade.
Após as perguntas mostrar a historinha “Allan Kardec, o missionário de Jesus” retirado do site Seara Espírita Infantil.
Há muito tempo, numa família de pessoas sérias e respeitáveis, nasceu um menino. A chegada de um bebê é um dia muito especial para a família, por isso esse 3 de outubro de 1804 ficaria gravado para sempre em suas vidas. Os pais ficaram muito felizes com a chegada do bebê, cumulando-o de carinho e atenções. Deram-lhe o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.
O papai, Jean-Baptiste, e a mamãe, Jeanne Louise, se debruçavam sobre o bercinho, pensando: Como será nosso bebê? O que será nosso filho quando crescer?
Tradicionalmente, vinham de uma família de pessoas inteligentes e cultas. O pai ocupava o cargo de juiz de direito. Era normal que se preocupasse com o futuro da criança.
Na França do século XIX a educação era difícil, e os professores tentavam instruir seus alunos através de castigos, de palmadas. Havia poucas escolas e, as existentes, normalmente eram para os mais privilegiados.
Por isso, o pai de Hippolyte Léon, desde que o filho era pequenino já procurava pensar para qual escola o mandaria quando chegasse à hora. Pesquisou bastante e decidiu-se pela Escola de Pestalozzi, na cidade de Yverdun, na Suíça.
Pestalozzi era um notável educador, famoso em todo o mundo. Assim, embora de família católica, o garoto foi mandado para um país protestante, aonde se tornou um dos mais conhecidos discípulos de Pestalozzi. Como professor, divulgou o sistema educacional do seu mestre, que veio a revolucionar o ensino na França e na Alemanha.
Hippolyte Léon tinha inteligência lúcida, notável raciocínio, sentimentos nobres, caráter reto e bons princípios. Com quatorze anos já dava aulas aos alunos menores, substituindo seu mestre quando ele precisava viajar.
Mesmo sendo um aluno brilhante, enfrentou discriminação por ser católico num país protestante. Os atos de intolerância que sofreu e que via outros sofrerem, o levaram a desejar uma reforma religiosa, na qual todas as pessoas fossem unidas e iguais entre si, não existindo diferença entre elas. 
Mas ele não sabia como fazer isso!
Retornando à França, terminados os estudos, dedicou-se a dar aulas e fazer traduções de obras sobre educação e moral, para o idioma alemão, que conhecia profundamente. Escreveu diversos livros, fundou uma escola onde assumiu a tarefa de educar crianças e jovens para se tornarem homens dignos e respeitáveis como ele.
Por essa época, as manifestações dos Espíritos agitavam o mundo. O professor Rivail, como era chamado, começou a pesquisar o assunto e percebeu a importância desses fenômenos.
Mente lúcida, raciocínio claro e sempre disposto a aprender, aberto a novas idéias, logo se tornou um foco de luz, irradiando luminosidade para a sociedade em que vivia.
Pesquisou as manifestações dos Espíritos, comparou com as comunicações que lhe mandaram de diversos países, selecionou por assunto, formando um corpo de doutrina, a que deu o nome de Doutrina Espírita, ou Espiritismo.
Percebeu a relevância desses conhecimentos que vinham do Mundo Espiritual para esclarecer os homens na Terra. Assim, em 18 de abril de 1857 publicou a obra “O Livro dos Espíritos”, que contém toda a Doutrina Espírita, sob o pseudônimo de Allan Kardec. Como era um nome ilustre na França, tendo publicado vários livros, não queria influenciar as pessoas com seu nome.
Os fundamentos do Espiritismo são: 1) A existência de Deus. 2) A imortalidade da alma. 3) A comunicação entre os mundos material e espiritual. 4) A lei da reencarnação ou vidas sucessivas. 5) A pluralidade dos mundos habitados.
Assim, àquela criança nascida no início do século XIX, estava programada uma tarefa extraordinária: tornar-se o Codificador da Doutrina Espírita.
Como Mensageiro de Jesus, viria para transformar o mundo, auxiliado pelos Espíritos, levando esclarecimento, consolação, fé e esperança a todas as criaturas.
Com os ensinamentos dos Espíritos Superiores encontrou finalmente aquilo que buscava. Entendeu que todos os homens são irmãos e iguais perante a lei, diferenciando-se entre si apenas pelo grau de evolução e pelas conquistas morais alcançadas.
Por isso, nesse dia 18 de abril, quando a Doutrina Espírita completa 150 anos, elevemos a Allan Kardec os nossos pensamentos cheios de gratidão pela notável missão que tão bem desempenhou.
Certamente aqueles que foram seus pais nesta última existência, que o receberam em seu lar, foram escolhidos para essa tarefa e preparados para dar a Allan Kardec a educação e o respaldo necessários para a execução da missão que iria realizar no futuro. Os Espíritos Jean Baptiste e Jeanne Louise devem se sentir felizes, realizados e gratos a Deus por lhes dar um filho que viria a tornar-se um dos grandes homens da Humanidade de todos os tempos.
Allan Kardec é uma luz que resplandece no infinito como uma estrela de brilho intenso que jamais se apagará.

Célia Xavier Camargo

Fonte: 
O Consolador - Revista Semanal de Divulgação Espírita 
4-Atividade Criativa n˚1: (30 minutos)
Levar os diferentes livros de Allan Kardec e pedir que um dos alunos escolha um trechinho de um deles para lermos juntos.
Após a leitura fazer as seguintes perguntas:
- O que é a imortalidade do espírito? Eles devem responder a respeito da reencarnação.
- O espírito está ligado ao nosso corpo físico? Eles devem responder que sim.
- O nosso corpo físico deve ser bem tratado? Deve, pois ele é um empréstimo de Deus para que possamos viver essa oportunidade presente de encarnação. Para que possamos cumprir nossa missão na terra.
- Quando o espírito fica livre do corpo físico? Durante a vida espiritual (após desencarne) e durante o sono e no caso de pessoas em coma, apesar de ainda estar ligado ainda ao corpo físico.
- O nosso espírito influencia nosso corpo físico? Falar sobre sentimentos e pensamentos bons, que levam a cura de doenças e sentimentos e pensamentos ruins, que levam a instalação de doenças em nosso organismo.
- O que é a evolução do espírito? Eles devem falar sobre se tornar cada vez mais sábios e bons.
- De que forma podemos evoluir nosso espírito? Falar sobre o livre-arbítrio, agir com os bons sentimentos e a nossa consciência tranqüila.
- Os bens terrenos nos acompanharão após o desencarne? Não.
- Quais são, portanto, as verdadeiras riquezas que o nós teremos para sempre? Os bens espirituais.
5-Atividade Criativa n˚2: (15minutos)
Pintar o desenho de Allan Kardec.  

6-Harmonização Final: (5 minutos)
Prece de agradecimento e encerramento.
7- Bibliografia Consultada
- Site Seara Espírita Infantil
8-Avaliação / Auto-Avaliação:

Evangelizadores: Juliana/Weber

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