Objetivo: Conscientizar os evangelizandos do respeito ao próximo e a si mesmo; A importância do amor em Família e na Sociedade. Ao vivermos em sociedade aprendemos a combater o egoísmo e auxiliamos no progresso das pessoas.
1 – Prece Inicial e harmonização.
2 – Dinâmica 1: Processo de comunhão e união: Objetivos: Ver o objetivo comum do grupo. Análise da realidade.
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
- A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
- Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.
Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:
- Como cada um se sentiu?
- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
- Alguém foi empurrado? Quem foi o mais empurrado?
- Quem correu mais?
- De que forma as lideranças foram se manifestando?
- Houve desistência no meio do caminho?
- Surgiram animadores, pessoas que torceram por vocês?
3- Dinâmica 2: Sociedade das abelhas
As crianças serão separadas em 3 grupos. Onde cada grupo terá uma tarefa e esta terá que ser cumprida em equipe e em um determinado tempo.
Tarefas: Retirar o “pólen” das flores e colocar em colocar em copinhos de café; colocar o “pólen” nas outras flores (polinização); preparar o mel; abastecer a colméia de mel (encher garrafa de 600 mL), onde o mel estará em com copos de café. Quando o tempo acabar todas as abelhinhas deverão entregar as suas tarefas. Depois terão que mudar as suas tarefas e entregá-las assim que o tempo acabar.
Materiais utilizados: Glitter dourado (pólen), copos descartáveis (café e de 200mL); garrafa de 600mL; anilina amarela e marrom (confecção do mel); figuras de flores; filtro de café e adesivos de abelhas; palitos de dente.
4- Atividade reflexiva
Falar com as crianças a importância de viver em sociedade, e que todos tem um papel, uma tarefa a cumprir em prol do coletivo, em prol de todos, como acontece com as abelhas.
Como podemos e o que podemos fazer para melhorar a nossa sociedade?
Ajudar na escola, em casa, ajudar o próximo, ajudar o meio ambiente são formas de viver bem em uma sociedade? Seriam formas de colaborar para um progresso, um crescimento da nossa sociedade?
Dentro de uma sociedade cada um tem que colaborar para que possamos construir um lugar melhor para se viver, como na sociedade das abelhas, todas elas vivem em uma colméia, cada uma desenvolvendo um trabalho, para no final todos aproveitarem dos benefícios por igual, como o mel, a cera, etc.
Perguntar como as pessoas se relacionam hoje em dia, se elas ajudam mais o próximo ou se as pessoas pensam mais em si próprias. Falar da importância de conviver com as outras pessoas e por que é ruim se isolar.
5- História: Formação para a vida (com fantoches)
6 – Desenho: sociedade atual x sociedade ideal
As crianças deverão elaborar desenhos de como elas veem a sociedade de hoje e outro desenho de como elas queriam que fossem a sociedade, a sociedade dos seus “sonhos”.
7- Prece Final:
Evangelizadores: Danielle e Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário