Objetivo: Diferenciar a destruição necessária que é se complete o ciclo da natureza e da destruição abusiva que é contrária à lei de Deus.
1- Harmonização:
Prece inicial2- Atividade Introdutória e Reflexiva:
Ler algumas situações e pedir às crianças que façam comentários:
2.1- Uma moça pensando que o inverno estava próximo e faria muito frio, foi fazer compras. Viu nas vitrines várias opções, lindas roupas, de todo o tipo. Chamou a atenção dela, porém, um lindo casaco de peles. Resolveu entrar para experimentar.
Gostou muito do casaco, era exatamente o que ela tinha imaginado para aquecer-se no inverno. Já ia comprá-lo, quando de repente, ouviu uma voz que dizia:
- Você vai sair por ai, com um pobre bicho morto enrolado em você?
O que você acha que ela fez?
2.2 - José é um moço muito educado, ele está estudando para ser juiz. Conhece muito as leis, e já é advogado. Ele costuma ser muito ético e correto em tudo o que faz.
José, porém, não defende criminosos, pois ele acha que quem matou alguém merece a pena de morte.
Qual a sua opinião a respeito? Ele está correto?
2.3 - André está programando suas férias. Um grande amigo seu o convidou para irem a um safári (viagem com fins de caçar animais esportivamente, ou seja, não para comer e sim por diversão). André ficou pensativo. Responda você, o que André deve dar como resposta ao amigo.
2.4 - Joana gosta muito de animais. Ela sabe que são seres criados por Deus, e que estão evoluindo, assim como nós, os seres humanos. Ela tem pensado muito em se tornar vegetariana, fazendo uma pequena parte para que menos animais morram. O que você acha disso?
2.5 - Pedro mora em um lugar que foi quase completamente destruído por um tsunami. Ele perdeu vários amigos e sua casa. A vida no vilarejo onde ele mora está sendo reconstruída aos poucos. Por que você acha que aconteceu essa tragédia? Como Pedro deve agir neste momento difícil?
· Fazer no quadro o desejo do ciclo das plantas: ”As folhas e frutos das árvores amadurecem e caem no solo – o vento carrega as sementes e folhas e as mistura ao solo – as sementes e folhas se transformam em adubo para a terra, assim como as fezes e animais em decomposição toda matéria é retornável”. Comentar que devemos fazer igual a natureza transformar o feio em bonito./ O inútil em útil.
3- Atividade Dinâmica:
· Distribuir figuras com destruição abusiva e necessária, pedir que eles colem no cartaz, que já estará separado por Destruição Abusiva e Destruição Necessária.
·
4- Harmonização Final:
Prece final
5- Avaliação / Auto-Avaliação:
Evangelizadoras: Juliana e Martha
Nenhum comentário:
Postar um comentário