OBJETIVOS:
Compreender que a Terra não é o único planeta habitado e que existem inúmeros mundos ou moradas na Casa do Pai; Assim, como os espíritos progridem, também os planetas passam por transformações evolutivas; A Terra hoje na condição de provas e expiações, se prepara para um novo ciclo evolutivo.Harmonização (5 minutos):
Leitura L.E. Pluralidade dos mundos – Questão 55
1- Atividade Introdutória (10 minutos):
Brincar com os evangelizandos de charada “Indica o tempo passado (Há); Representa quantidade (muitas); Sinônimo de casas no plural (moradas); n+a (na); O mesmo que lar, residência (casa); d+e (de); pronome oblíquo (meu); O chamamos de “Deus”, de “Criador” (Pai)” para advinharem o tema. E em seguida fazer as seguintes perguntas “Há vidas em outros planetas? Qual a evolução dos mundos? Qual a finalidade? Que mundos vamos habitar? Qual a destinação do planeta Terra? De onde vêm os Espíritos que se comunicam? O que acontecerá com os habitantes que não acompanharem a evolução do globo?” Convidar os evangelizandos a construirem através de recorte e colagem paineis contendo a classificação dos mundos.
2- Atividade Dinâmica (30 minutos):
Desenhar na folha de 40 kg o sistema solar com as órbitas sem os planetas. Em seguida dividir a turma em 2 grupos. Alternadamente cada grupo responderá as perguntas relacionadas ao Livro dos Espíritos. Se acertar ganhará um ponto e terá direito a colocar um planeta na órbita (massinha). Se errar, os pontos passam para a outra equipe e o planeta não é fixado em sua órbita correta, aguardando que os grupos tentem novamente.
3- Atividade Reflexiva (15 minutos):
Distribuir uma folha contendo exercício complete a frase com a palavra.
4- Atividade Conclusiva (15 Minutos):
A exemplo das escolas terrenas que se dividem em vários ciclos, cada planeta oferece aos espíritos que nele estagiam, o aprendizado de que necessitam. Quando o espirtito já aprendeu tudo o que o mundo pode lhe oferecer, passa para outro de evolução mais adiantada e assim, sucessivamente. Por outro lado, qunado um planeta completa um ciclo evolutivo para entrar em outro, os espíritos que nele habitam e que não acompanharam a evolução do mesmo, são emigrados para um planeta mais atrasado, a fim de se regenerarem. Os espíritos encarnados no mundo não estão ligados a ele indefinidamente, e não passam nesse mundo por todas as fases do progresso que devem realizar para chegar a perfeição, devemos portanto, nos esforçar para podermos aproveitar as oportunidades oferecidas em cada planeta.
5-Harmonização Final (5 minutos):
Prece de agradecimento e encerramento.
6- Avaliação / Auto-Avaliação (duração: 5 minutos):
Referências: Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. III - Há muitas moradas na casa de meu Pai; Livro dos Espíritos Pluralidade dos Mundos questões 55 a 58-172 a 188; O Livrinho dos Espíritos p.35 a 41.
Evangelizadores: Andressa/Danielle/Paulo César
Nenhum comentário:
Postar um comentário