NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Fé transporta montanhas (Aula 15/2011)

Data: 25/06/2011 
Objetivo: conscientizar as crianças sobre a fé que todos nós temos e sua importância em nossa vida principalmente nos momentos difíceis.


1 – Prece Inicial: Iniciada por um aluno e terminada por um evangelizador.
2 – Introdução ao tema:
• Perguntar:
a) O que você quer ser quando crescer? Você acha que vai chegar lá? Por quê? Escutar respostas e comentar.
b) O que é fé? (escrever Fé no quadro).
Fé: certeza, crença em algo.
3 – Atividade (Dinâmica 1): Quebra-cabeça.
Dividir em 2 grupos para a montagem dos quebra-cabeças. Depois da montagem dos quebra-cabeças, comentar: que quando montamos um quebra-cabeça, acreditamos que vamos conseguir terminá-lo; assim nasce a nossa fé, quando acreditamos realmente em algo e que podemos e somos capazes de concluir o nosso objetivo, a nossa meta. Aqui foi o nosso quebra-cabeça, mas isso serve para todas as situações em nossa vida. Fé força e esperança, então se acreditarmos que somos capazes de concluir alguma coisa, automaticamente aparece a força para perseverarmos, para continuarmos, até concluirmos o nosso objetivo, e a esperança de que um dia alcançaremos a nossa meta. Com a fé conseguiremos enfrentar qualquer dificuldade que pode aparecer em nosso caminho, com isso aprenderemos a ter paciência e aprenderemos a esperar o momento certo para que possamos atingir o nosso objetivo, independente de quanto tempo leve.
4- Atividade (Dinâmica 2): Vela e história.
Cada criança irá receber uma folha e fazer um leque de dobradura.
Explicar que nossa fé é uma chama, que não podemos deixar apagar assim vamos fazer de conta que esta vela é a nossa fé (Acender uma velinha).
• Perguntar:
- Como apagamos uma chama? Vento. Então vamos testar essa chama, vamos avaliar a nossa fé? Todos sentados em círculo em volta da vela.
Explicar que existem muitas circunstâncias no mundo testando a nossa fé. As dificuldades, as tristezas... Assim como agora a vela está com muitos leques a sua volta.
Contar a história e pedir para que nos momentos ruins (nos quais eles sentirem que o personagem sentiu) tristeza, raiva, desespero, angústia, eles abanem, tentando apagar a vela. Quando forem momentos bons, de alegria, amor, paz, eles parem. (Se a vela apagar, o evangelizador acende novamente.)
Ao fim da história, dizer que a chama é como nossa fé. Ela é bonita e brilha dentro de nosso peito. Mas, com as dificuldades da vida, muitas vezes ela quase apaga. Se a tristeza nos domina, esquecemos dela. Por isso devemos estar sempre a exercitando, estudando o evangelho, pra que não deixemos que ela se apague.
Perguntar se eles perceberam que às vezes ela apagava e alguém acendia. Explicar que é o papel de nosso anjo da guarda: sempre nos amparando quando estamos em dificuldade. Devemos ter fé, porque não estamos sozinhos, Deus nos ampara.
• Depois da história perguntar:
a) O que é fé?
b) O que faz a nossa fé quase se apagar?
c) O que devemos fazer para que a nossa fé não se apague?
d) Quais foram às lições que Pedro aprendeu na história?
e) Perguntar sobre o tema da aula “A fé move montanhas”, por que Jesus disse isso? "Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Marcos 11:23; veja Mateus 17:20; 21:21; 1 Coríntios 13:2). O que ele quis dizer com esta frase?
• Comentar algo sobre a fé raciocinada:
O mais importante da fé é a gente acreditar naquilo que faz sentido, por exemplo: Não dá para acreditar, ter fé, se eu chegar aqui e falar que o Sol é verde... Vocês vão ter fé?
Por isso não devemos acreditar em tudo o que ouvimos, temos que procurar saber se é verdade se tem sentido.
No espiritismo fala-se de fé com raciocínio, pensada por isso. E é para isso que estamos aqui todos os sábados; não é somente para ouvirmos e acreditarmos. Devemos tirar nossas dúvidas, entender tudo o que ouvimos, para depois podermos explicar a quem nos perguntar.
5- Prece Final: Iniciada por um evangelizando e terminada por um evangelizador.
6 - Avaliação / Auto-Avaliação:

Evangelizadores: Danielle, Paulo e Andressa

Nenhum comentário: