NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

sábado, 23 de julho de 2011

Lei de causa e efeito e livre-arbítrio (Aula 19/2011)

Data: 23/07/2011

OBJETIVOS:
Perceber que em nosso dia-a-dia fazemos várias escolhas e que dessas escolhas dependem o nosso bem estar. Pensando antes de agir estaremos estimulando o desenvolvimento da responsabilidade e adquirindo consciência da Lei de Causa e Efeito - Ação e Reação.
Harmonização (5 minutos):
Prece.
1- Atividade Introdutória (15 minutos):
Fazer linha do tempo, revisando as outras aulas: Espiritismo: Allan Kardec (02/07), Imortalidade (09/07), Reencarnação (16/07), Lei de causa e efeito e livre arbítrio (23/07);... Perguntar o que é a Lei de causa e efeito ou ação e reação e o que é livre-arbítrio.
Explicar a terceira Lei de Newton: ação e reação. Terceira Lei de Newton (Isaac Newton, Físico e Matemático Inglês - 1642-1727), tem o seguinte enunciado: A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e sentido oposto. Usar uma bola para exemplificar.
Falar do livre-arbítrio: Livre-Arbítrio é a liberdade que temos em escolher tudo em nossa vida. Ex: Temos uma prova amanhã então hoje devemos estudar. A escolha é nossa. Estudar ou não estudar certo? Podemos estar com o livro aberto, lendo, mas não prestando atenção em nada da matéria. Então qual foi a nossa escolha nessa situação? Muito bem a nossa escolha foi NÃO ESTUDAR.  Como é da Lei do universo, toda ação tem uma reação, Qual foi a o resultado de não estudar para a prova? Fomos mal! PORQUE DEUS DEU O LIVRE-ARBÍTRIO PARA NÓS? Deus nos deu a inteligência e somente através do pensar é que estaremos desenvolvendo nossa inteligência. Através de nossas escolhas diárias entre nossos semelhantes é que estaremos evoluindo ou não! Se não estamos evoluindo ficamos parados, estacionados no mesmo grau.  DEUS CASTIGA QUEM FAZ ESCOLHAS RUINS? Deus é um Pai bondoso e justo por isso jamais castigará algum filho. Simplesmente estará recebendo os resultados de suas ações. QUAL O SEGREDO PARA SE TER UMA VIDA TRANQUILA? Devemos seguir sempre as Leis de Deus, assim estaremos vivendo uma vida tranquila. ONDE ESTÁ ESCRITA AS LEIS DE DEUS? Em nossa consciência. Saberemos que estamos fazendo o bem quando "Fizermos ao próximo aquilo que gostaríamos que nos fizessem”.
2- Atividade Dinâmica (25 minutos):
Jogo da memória: figuras com atitudes boas e ruins, a cada figura os evangelizandos vão explicando
cada atitude e falando quais serão as possíveis consequências, e falar das mudanças que ele(a) deverá
fazer em si mesmo(a) em sua próxima encarnação, se desejar evoluir (exemplo: ser mais generoso; ser
menos egoísta...).
3- Atividade Reflexiva (10 minutos)
História: A desculpa.
4- Atividade Criativa (15 minutos)
 Escrever um final feliz para o seu personagem: dividir em três grupos e entregar três situações     de atitudes ruins e pedir para cada grupo escrever em um papel o que cada personagem poderia fazer para tentar corrigir os seus erros, o que poderia ser feito para tentar contornar a situação, dar uma solução. Depois cada grupo vai à frente para contar a situação e a possível solução para cada personagem. No final, falar que não podemos mudar o passado, mas que todos nós podemos fazer um novo fim. Reconhecer um erro já é um passo que damos a frente (progresso) e mudar as nossas atitudes, não cometendo mais o erro já reconhecido é sinal de aprendizagem, dando assim um passo importante na nossa evolução espiritual
5- Atividade Conclusiva (5 Minutos):
O livre-arbítrio nos torna plenamente responsável por todos os nossos atos. Deus nos concedeu o livre-arbítrio para que nós mesmos construíssemos o nosso destino. Depende unicamente de nós seguir o caminho do bem que nos fará felizes ou o do mal que nos conduzirá ao sofrimento. Pertence-nos o mérito de nossas boas ações e a culpa de nossos males. Cada ato praticado é seguido de uma conseqüência. Um ato bom traz boas conseqüências e faz nos sentir tranquilos e felizes. Um ato mal traz más conseqüências. Podemos praticar o mal, mas temos que agüentar as conseqüências. Trazendo tristeza, nos fazendo sentir nervosos e infelizes. Já sabemos quais são as conseqüências do mal; é uma reencarnação dolorosa. Todos os que sofrem é porque não usaram o seu livre-arbítrio para a prática do bem. Nós temos a inteligência suficiente para distinguir o que é bom do que é ruim e saber aceitar o que é útil e repelir o que não presta. A nossa consciência guia a nossa inteligência e nos mostra o que devemos e o que não devemos fazer. É ouvindo a consciência que usaremos com acerto o livre-arbítrio. Para que possamos ouvir a consciência é preciso pensar antes de fazer ou dizer alguma coisa. Antes de tomar uma decisão devemos estudá-la com cuidado para verificar quais serão as consequências. Somente depois que tivermos a certeza de que as consequências do que vamos fazer ou dizer são boas é que poderemos executar o que pretendemos. Outra coisa que devemos evitar é agir sem refletir. Em qualquer circunstância é preciso conservar a calma. Pensar primeiro, agir depois.
6- Harmonização Final (5 minutos):
Prece de agradecimento e encerramento.
7- Avaliação / Auto-Avaliação

Evangelizadores: Andressa/Danielle/Paulo César 

Nenhum comentário: