NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma escola de amor


Uma Escola de Amor

 Dona Sonia, que tem uma filha de nome Letícia, com sete anos de idade, certo dia, resolveu matriculá-lo na Evangelização Infantil da casa espírita Ramatís. Combinou com a menina o dia que iriam fazer a matrícula.

A dona Sonia tinha uma amiga muito querida, a dona Celinha, que tinha um neto chamado Gustavo, da mesma idade da Letícia. Ela então pegou o telefone e comentou com a dona Celinha da evangelização infantil espírita em que tinha matriculado a Letícia. Logo a dona Celinha, que era a adulta responsável pelo Gustavo, já que seus pais já tinham desencarnado, ficou animada, pois ela estudava muito a doutrina espírita e sabia que seu neto iria se beneficiar de conhecer mais sobre ela.

No dia combinado, quando os quatro chegaram ao Grupo, foram atendidos por uma moça simpática chamada Ana Paula, que atende na porta do salão principal. Ela preencheu uma Ficha de Inscrição e disse que a Letícia e o Gustavo ficariam na mesma turma, por terem a mesma idade. 

Alguém de vocês preencheu uma ficha de inscrição?

A ficha serve para controle do número de alunos, o telefone, qual o ciclo pertence e quem são as professoras, quem são os responsáveis pela criança.

Enquanto preenchia a ficha de inscrição, o Gustavo ficou curioso sobre o que se aprendia nessas aulas, afinal, ele já vai na escola durante a semana.

A Ana Paula chamou então uma evangelizadora de nome Juliana, para conversar com o Gustavo e sua avó sobre as aulas.

O que vocês acham que ela disse que se aprende nas aulas de evangelização? O que vocês já aprenderam nos anos anteriores? Quem participou no ano passado? O que aprendeu? 

(Se for mais de um evangelizador no ciclo é interessante anotar as respostas no quadro, pois o narrador deverá, enquanto conta a história, ir montando o quebra-cabeça).

    (O narrador poderá complementar com algum tema que julgar necessário...) Foi o que a evangelizadora disse... Aprendem sobre Jesus, caridade, imortalidade do Espírito, Espírito protetor, Allan Kardec, mediunidade, homem de bem, amor, paz, perdão, Deus, respeito à natureza, somos Espíritos e temos um corpo físico, reencarnação, mundo espiritual, caridade.
    Perguntar em seguida: Por que será que essas coisas são importantes de se aprender? 
    Elas são o caminho para a evolução espiritual, para nos tornarmos Espíritos mais evoluídos e mais felizes. A evangelização espírita é uma escola de amor, pois aprendemos que a vivência do amor ensinado por Jesus é o caminho para a felicidade.

E para completar a evangelizadora, explicou que nas aulas de evangelização temos um horário para iniciar. Alguém sabe o horário? 09h, para se harmonizar com a música. A aula começa às 09 horas e trinta minutos, e encerra às 10h 40min.

         Nesse momento, o Gustavo lembrou de perguntar se tinha que trazer algum material. O que vocês acham? A evangelizadora explicou que a turma possui um estojo comunitário com material para desenhos... Por isso é muito importante que cuidemos de nossos lápis, canetinhas, giz de cera e outros materiais com muito amor, pois eles serão nossos e de nossos amigos durante o ano que estamos iniciando.

    Para encerrar perguntar aos evangelizandos a razão de na evangelização infantil ser diferente da escola (nela os pais não vão embora durante a aula dos filhos).  
         Após, falar sobre o cartaz que deverá estar concluído:
         Este é o cartaz que vai enfeitar a nossa sala. As crianças no cartaz simbolizam os evangelizandos, as frases/temas são os assuntos que serão estudados durante o ano. Perguntar por que ele diz: Evangelização, participe desta história! Por que cada criança tem a chance de mudar a história da sua vida com a ajuda daquilo que vai aprender na Evangelização, ou seja, colocando em prática as coisas que forem sendo estudadas, como perdão, amor, caridade, solidariedade. Além disso, o Espiritismo responde a muitas perguntas: de onde viemos, quem somos, para onde vamos.

Nenhum comentário: