Data: 21/07/2012
Objetivo: identificar na pluralidade e diversidade dos mundos existentes recursos do Amor e Sabedoria de Deus com vistas à progressão dos Espíritos.
1- Harmonização:
Prece inicial
2- Atividade incial:
Falar sobre a Pluralidade dos Mundos com o auxílio do vídeo + arrumação da sala com figurinhas que brilham no escuro + cartazes com os planetas da Via Láctea + cartazes dos 5 tipos de mundos existentes:Mundo primitivo; Mundo de Provas e Expiações; Mundo de Regeneração; Mundo Ditoso ou Feliz; Mundo Celeste ou Divino.
Explicar que apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis. Só para termos uma pequena idéia da grandiosidade do Universo criado por Deus: a ciência astronômica nos informa que, numa noite clara, podemos ver, a olho nu, cerca de 5.000 estrelas. Entretanto, diz ainda a Ciência, que isto que é observado por telescópio não passa de uma pequena gota num oceano. Daí, só palidamente podemos entender a grandeza da obra divina, com bilhões de mundos espalhados pelo espaço universal. Outra observação científica: uma galáxia é um conjunto de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares; Somente em nossa galáxia – a Via Láctea (assim denominada porque parece um caminho leitoso) – onde se encontra o nosso Sistema Solar, calcula-se que existam mais de 100 bilhões de estrelas!Sendo assim, um astro de pequeno tamanho na imensidade do Cosmo, porque teria a Terra o privilégio de ser o único astro habitado? Não seria mais lógico admitir que todos eles são moradas de Espíritos em diferentes graus de evolução e que, se não temos conhecimento sobre a vida em outros mundos, isto se deve ao fato de não ter, ainda, a Ciência conseguido comprovar esta realidade? Entre nós, o desenvolvimento da criança e do adolescente se processa ajudado por escolas diferentes: a pré-escola, o 1º grau, o 2º grau e as faculdades, cada uma delas dotada de condições específicas para atender aos alunos em determinada faixa de evolução. Da mesma forma, para atender ao desenvolvimento de Espíritos diferentes, existem diferentes categorias de mundos, assim:
a) MUNDOS PRIMITIVOS: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais. A Terra já foi um mundo primitivo.
b) MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES: nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc., ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria.
c) MUNDOS DE REGENERAÇÃO: são mundos onde os espíritos já atingiram um mais alto grau de evolução, havendo, por isto mesmo, um ambiente de mais paz e entendimento entre os seus habitantes.
d) MUNDOS FELIZES: onde se vive num ambiente de amor e fraternidade, evidenciando-se, ali, todas as virtudes.
e) Mundos Celestes ou Divinos: habitação de Espíritos mais evoluídos, onde reina exclusivamente o bem e o conhecimento da verdade.
3- Atividade Reflexiva:
Após explicação das características dos diversos tipos de mundo, as crianças sortearão em uma caixa um papel, que pode conter uma brincadeira ou uma característica de cada tipo de mundo (em figura), que eles devem identificar a qual deles pertence e colar no círculo de cartolina que representa aquele mundo.
Preparação Prévia: Recortar cinco cartolinas de cores diferentes em formato de círculo. Levar as figuras recortadas, contendo as características de cada mundo, as prendas, e colocando-os em um saco.
Formação: As crianças, uma a uma, sortearão dentro da caixa um dos papeis. Ao retirar, deverão ou realizar a prenda (mico) ou verificar a qual mundo pertence à característica sorteada e colá-lo.
Prendas:
· Pule em um pé só por 30 segundos.
· Dê um aperto de mão em todos na sala.
· Você está com piolhos. Coce a cabeça.
· Engatinhe ao redor da sala.
· Vire duas cambalhotas.
· Dê 5 voltas ao redor de você mesmo.
· Imite um sapo.
· Imite um macaco.
· Imite um bebê.
· Imite uma galinha.
· Faça 1 minuto de silêncio.
· Crie uma nova dança.
· Fazer polichinelo.
· Falar o alfabeto completo.
· Contar de 1 a 20.
4- Atividade Dinâmica:
Montar o seu planeta. Cada criança receberá uma bola de isopor e deverá decorar da forma que quiser.
5- Prece Final
Evangelizadoras: Andressa e Cláudia. Turno: Sábado Manhã
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