1 – Prece Inicial:
2 – Atividade Interativa: (grupos de 2 alunos, sentados um de frente para o outro)
Alunos sentarão, aos pares, um de frente para o outro
Primeiro, todos de uma fileira, terão que perguntar para o colega em frente, sem utilizar linguagem verbal, o conteúdo do envelope que está em baixo da sua cadeira.
Após isso, invertem-se as fileiras e repete-se a atividade.
Perguntas em anexo.
3 – Atividade: “Brainstorm” - Utilizar figuras em anexo.
· O que é comunicação ?
· Quantos elementos se fazem presentes na comunicação ?
· Quando precisamos dar um recado para alguém, como devemos proceder?
· Alguém pode se comunicar comigo através do telefone se eu não tiver um?
· Se eu não falar alemão, poderei entender uma pessoa que está tentando me dizer algo falado ou escrito nessa língua?
Analogia ao rádio:
Qual parte do rádio permite a comunicação?
R. Antena
Se a antena estiver quebrada, interfere na comunicação?
R. Sim.
Fazer analogia entre uma boa comunicação/transmissão de rádio e uma boa comunicação/transmissão espiritual.
Comparar o bom médium (moral, íntegro, trabalhador) a uma boa antena de rádio.
4 – Caça-Palavras:
Tema da aula: Mediunidade
5 – Atividade: Identificação dos tipos de mediunidade
Textos:
· Os médiuns de efeitos físicos são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos dos corpos inertes, ou ruídos, etc. Podem dividir-se em médiuns facultativos e médiuns involuntários.
· Médiuns sensitivos, ou impressionáveis: . Chamam-se assim às pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, sensação que elas não podem explicar.
· Médiuns audientes: Estes ouvem a voz dos Espíritos. É, como dissemos ao falar da pneumatofonia, algumas vezes uma voz interior, que se faz ouvir no foro íntimo; doutras vezes, é uma voz exterior, clara e distinta, qual a de uma pessoa viva. Os médiuns audientes podem, assim, travar conversação com os Espíritos.
· Os médiuns videntes são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, quando perfeitamente acordados, e conservam lembrança precisa do que viram.
· Curadores: este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação.
· Médium escrevente ou psicógrafo: Aquele que faz psicografia, ou seja, escrita dos Espíritos pela mão de um médium.
6 – Atividade: Conceituações
Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.
As principais são:
• a dos médiuns de efeitos físicos;
• a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis;
• a dos audientes;
• a dos videntes;
• a dos sonambúlicos;
• a dos curadores;
• a dos pneumatógrafos;
• a dos escreventes, ou psicógrafos.
(Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, item 159, pág. 201/202)
"Mediunidade é um compromisso de espíritos muitos endividados; é a última chance, na expressão popular. Só se dá remédio melhor ao doente mais grave; à exceção de alguns poucos médiuns, que eu chamaria de raros, cuja vida é apostolar e que vêm na Terra em verdadeiras missões, nós outros, a grande maioria, somos constituídos de espíritos em reabilitação. Então eu diria aos companheiros de luta que a mediunidade é uma terapia que a divindade nos dá para o nosso reequilíbrio. Como somos criaturas muito frágeis sob muitos aspectos e vivemos numa cultura de muitas facilidades, tenhamos cuidado. Quando o médium parece estar ornado de apogeu, de facilidades, está em perigo. Quando ele está com desafios, está no mesmo trilho de Jesus." (Divaldo Pereira Franco, Entrevista - Revista Planeta)
7- Prece Final:
Evangelizadores: Danielle, Andressa e Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário