Data: 19/02/2011
OBJETIVO: Apresentação dos colegas e dos evangelizadores, dando boas-vindas às crianças e buscando a integração de todos.
Apresentar como o trabalho será desenvolvido durante o ano.
Propiciar aos evangelizandos estabelecer as regras de conduta que observarão na Ramatis durante o ano.
ATIVIDADES: “Joanna de Ângelis, fazendo uma análise da nossa Casa, o Centro Espírita Caminho da Redenção, faz três anos, propôs-nos novas diretrizes para o Centro Espírita onde mourejamos. Essas diretrizes ela apresentou em três verbos: ESPIRITIZAR (Na Casa Espírita pode-se abordar qualquer tema, à luz do Espiritismo), QUALIFICAR (é adquirir características essenciais, típicas das finalidades que vamos exercer na vida prática), HUMANIZAR (é fazer com que nós, de vez em quando, tornemos à nossa simplicidade, ao nosso bom humor, ao nosso lado humano).Daí a nova proposta do Centro Espírita: voltar às bases do pensamento de Allan Kardec. Reviver o trabalho, a solidariedade e a tolerância. Sermos realmente irmãos. O Centro Espírita é o lugar onde nós treinamos as virtudes básicas: a fé, a esperança e a caridade. (considerações trazidas por Divaldo P Franco)
1- Introdução:
Dar as boas vindas a todos, dizendo que hoje iremos nos conhecer e conhecer um pouco do grupo e da nossa Escola de Evangelização.
Chamada e “espaço para novidades”
2- Atividade Dinâmica:
Propor ao grupo uma dinâmica de Apresentação:
A proposta é que se disponibilizem balas de papéis de cores diferentes, formando duplas. Se o grupo contar com vinte componentes, serão vinte balas, de dez cores diferentes, sendo duas balas de cada cor.
Se não for possível encontrar tantas cores diferentes, sugere-se trabalhar com duas cores de balas e numerá-las de forma a juntar o número 1 de uma cor com o número 1 da outra cor. Os participantes pegarão uma bala cada um e irão formar dupla com o participante que tiver o mesmo número de bala, mas de cor diferente.
Essa primeira etapa tem por objetivo agrupá-los em duplas, o mesmo que seria feito se fossem somente distribuídos os números para cada um. Utilizar as balas torna a técnica mais lúdica, sem contar o sabor doce no final.
As duplas irão se reunir e conversarão. Falarão a respeito de si, o que gostam de fazer, músicas que gostam de ouvir, o que fazem nas horas vagas, o que consideram importante em si mesmos, há quanto tempo freqüentam o Espiritismo, o que gostam no Grupo Espírita de Jovens, entre outras coisas que queiram falar de si para o colega, que poderá fazer perguntas.
Depois de terem conversado algum tempo (cerca de 5 minutos), o coordenador deverá informar aos jovens que, em seguida, deverão apresentar o colega para o grande grupo.
É importante, então, que conversem novamente para ver o que cada um falará do colega para os demais. Somente a partir daí iniciarão as apresentações.
As informações das apresentações devem, de preferência, conter mais do que apenas dados como nome, idade, há quanto tempo participa do Grupo de Jovens. Devem conter também questões mais subjetivas e informações de o que o jovem valoriza, o que ele gosta.
Esta técnica tem o objetivo de que o jovem fale de si, fazendo com que ele pense sobre si mesmo. E isso auxilia os jovens a se auto-conhecerem.
A apresentação utilizada também denota que dentro do Grupo de Jovens não se está dando ênfase a quantos eles são e a alguns dados de identificação, mas, sim, valorizando sua individualidade.
Falar do outro é mais fácil do que falar de si mesmo, por isso nesta técnica quem apresenta é o outro. Falar de si mesmo ao grande grupo pode gerar inibições, vergonha de falar de algumas coisas que se gosta ou que se faz. O outro falará do colega sem falsa modéstia, nem humildade distorcida. Simplesmente falará o que sabe.
3- Atividade Reflexiva: Distribuir o texto anexo, “A Cor do Mundo”, para reflexão. Pedir que, em duplas e livremente, relacionem o texto à participação do jovem na Ramatis. Formar grupos maiores ou reunir todos para ouvir e comentar com todos os resultados dos debates.
4- Falar que a importância de respeitar a visão do outro se expressa através de um conjunto de regras de boa convivência. Pedir ao grupo que dê alguns exemplos. Dizer que iremos elaboras as nossas regras de convivência, transcrevendo-as em um papel pardo.
5- Atividade Recreativa: Se sobrar tempo, propor ao grupo um jogo de mímica para descoberta de palavras (Motorista de táxi, nuvem chovendo, batedeira, sorriso amarelo, dia amanhecendo, gato em cima do muro, varrendo debaixo do tapete, pé de vento, anão, estou indo embora, estou com fome, machuquei meu pé, ah não!, Acabou, Quer ser meu amigo? Tomando banho de mar, Bolo de chocolate, Beija-flor, Tesoura torna, Telefone)
6-Prece final
TÉCNICAS: Trabalho em grupo, Dinâmica de grupo, Exposição Narrativa, Exposição dialogada, Exposição interrogativa, Dinâmica e Música.
RECURSOS: Lápis preto, papel, imagens, cartões contendo perguntas, Aparelho de som e CD.
Evangelizadores: Rafael, Jô e Eduardo
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