NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Culto do evangelho no lar (Aula 04/2011)

DATA: 19/03/2011


OBJETIVO:  Identificar a importância e a necessidade do culto do evangelho no seio familiar, como agente canalizador de luz e alimento espiritual, oriundos dos planos superiores.
CONTEÚDO:
ATIVIDADES:
* Jesus instituiu o primeiro Culto Cristão no Lar, nossa primeira escola e primeiro templo da Alma, onde se forma o caráter para a vida comum, proporcionando ao Espírito ensejo ao seu aperfeiçoamento espiritual.
* O culto do Evangelho no Lar, realizado no ambiente doméstico, é preciso empreendimentos que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.
Trata-se do estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar.
Permite ampla compreensão dos ensinamentos de Jesus e a prática destes, nos ambientes em que vivemos. Ampliando-se o conhecimento sobre o Evangelho, pode-se oferecê-lo com mais segurança a outras criaturas, colaborando-se para a implantação do Reino de Deus na Terra.
* As pessoas, unidas por laços consangüíneos, compreenderão a necessidade de vivência harmoniosa e, dentro de suas possibilidades, buscarão, pouco a pouco, superar possíveis barreiras, desentendimentos e desajustes, que possam existir entre pais e filhos, cônjuges e irmãos.
* Através do estudo da reencarnação, compreenderão que aqueles com quem dividem o teto, são espíritos irmãos cujas tarefas individuais, muitas vezes, dependerão da convivência sadia no ambiente em que vieram a renascer.
* A paciência e o amor dão segurança afetiva, fazendo desabrochar a felicidade, tal como uma flor que desabrocha em boa terra;
* "Não deixe de prestar gratidão aos membros de sua família, aos amigos e conhecidos. Não é, porém, da gratidão comum, que consiste em dizer "muito obrigado ", que estamos falando. E da gratidão continuada, demonstrada em nosso exemplo(..) "
Carlos T. Pastorino ("Minutos de Sabedoria")
* O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível. Daí decorre que aquele que a um grande poder fluídico normal junta ardente fé, pode, só pela força da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros, tidos antigamente por prodígios, mas que não passam de efeito de uma lei natural. Tal o motivo por que Jesus disse a seus apóstolos: se não o curastes, foi porque não tínheis fé. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec, CAPÍTULO XIX, pág. 301)
* "Reviver o Cristo nas relações diárias da casa, ressuscitar Jesus pela veiculação do Evangelho a quantos se abrigam nas dependências do lar, é de transcedental importância num século de tantas mudanças sociais." - Guillon Ribeiro
1- Introdução:
Chamada e “espaço para novidades”.
Música.
2- Incentivação inicial: realizar o Jogo da Vida (antiga Forca), com o tema da aula: "Culto do Evangelho no Lar". Discutir com a turma o significado da expressão, buscando identificar o que conhecem sobre o assunto.
Obs.: o Jogo da Vida utiliza a mesma sistemática do Jogo Forca, mas no lugar de desenhar o bonequinho quando as crianças erram a letra, deve ser desenhado quando elas acertam, com o objetivo de concluir o desenho do bonequinho. Quem acertar a palavra vai ao quadro e completa o desenho. As crianças gostam muito! O desenho pode ser iniciado pelos pés, ou pela cabeça.
Explicar às crianças, se necessário, que não se trata de Jogo da Forca, porque não devemos enforcar ninguém, nem em uma brincadeira.
3- Atividade Dinâmica:
Agora que já disseram o que conhecessem sobre o assunto, propor a formação de dois grupos que terão a seguinte tarefa: contar como surgiu o primeiro Culto do Evangelho no Lar.
Para isso, cada grupo receberá duas partes da história anexa e terão como tarefa:
1) Colorir os desenhos;
2) Decorar e contar a história.
As apresentações serão feitas na sequência das ilustrações da história.
4- Atividade Reflexiva: Caixinha Sonora. Fazer uma brincadeira, colocando várias perguntas sobre o Evangelho no Lar em uma caixinha. Colocar uma música e pedir para os evangelizandos irem passando a caixinha um para o outro. Quando a música parar aquele que estiver com a caixinha na mão deverá retirar uma pergunta e respondê-la.
A cada pergunta respondida, o evangelizador poderá distribuir uma miniatura do Evangelho Segundo o Espiritismo como incentivo ao evangelizando.
Ao final, verificar quem fez mais pontos.
5- Prece final

TÉCNICAS: Dinâmica de grupo, Exposição Narrativa, Exposição dialogada e Música.
RECURSOS: Lápis preto, papel, imagens, perguntas para o jogo, Aparelho de som e CD.

Evangelizador: Eduardo

Nenhum comentário: