NOSSOS HORÁRIOS

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sexta-feira, 29 de abril de 2016


 


Sociedade Espírita Ramatis – Unidade: Evangelização                                       Ciclo: 2º Ciclo
Tema: Ensinamentos de Jesus: A Parábola do Semeador                               Data: 30/04/2016

Objetivos: Conhecer a parábola contada por Jesus. Promover a reflexão sobre a importância de nossas escolhas.

Prece Inicial

Atividade 1: contar a “Parábola do Semeador” mostrando as imagens (Anexo 1).

Começar a conversa falando que Jesus é nosso grande amigo, sempre está conosco. Jesus quando esteve vivendo encarnado aqui na Terra, contava muitas histórias para as multidões, essas histórias se chamavam parábolas. Hoje vamos conhecer a Parábola do Semeador.
Vocês sabem o que significa semeador? Aquele que semeia, que planta sementes.
Naquela época não existiam máquinas para plantar, a semeadura era feita manualmente.

Parábola do Semeador
         Um semeador, como fazia todos os dias, saiu de casa e se dirigiu ao seu campo para nele semear os grãos de trigo que possuía.

         Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas caíram no caminho, na pequena estrada que ficava no meio da seara (terra cultivada). Você sabe que os passarinhos costumam acompanhar os semeadores ao campo, para comer as sementes que caem ao chão? Pois, alguns grãos caíram à beira da estrada, e os passarinhos, rápidos, desceram e os comeram.

         O semeador, porém, continuou semeando. Outras sementes caíram num lugar pedregoso. Havia ali muitas pedras e pouca terra. As sementes nasceram logo naquele solo, que não era profundo. O trigo cresceu depressa, mas, vindo o sol forte, foi queimado; e como suas raízes não cresceram por causa das pedras, murchou e morreu.

         Outros grãos caíram num pedaço do campo onde havia muitos espinheiros. Quando o trigo cresceu, foi sufocado pelos espinhos e também morreu.

         Uma última parte das sementes caiu numa terra boa e preparada, longe dos pedregulhos e dos espinheiros.

         E o trigo ali semeado deu uma colheita farta. Cada grão produziu outros cem, outros sessenta ou outros trinta...


REFLETIR SOBRE A HISTÓRIA:

a)      Quem será que representa o semeador? Jesus.
b)     E as sementes? Seus ensinamentos.
c)      E o solo? As pessoas.

          O primeiro tipo de solo (beira da estrada) é quando ouvimos os ensinamentos de Jesus e não procuramos compreendê-los, nem lhe damos valor.
O coração dessa pessoa é semelhante o terreno da beira da estrada, onde vieram os passarinhos e não deixaram a semente penetrar.
Um exemplo desse terreno é quando não prestamos atenção às aulas de Evangelização, ou atrapalhamos os colegas na hora da explicação. Não conseguimos entender os ensinamentos e, consequentemente, compreendê-los.

          O segundo tipo de solo (o pedregoso) é como a pessoa que recebe os ensinamentos de Jesus com muita alegria, mas diante da primeira dificuldade abandona o caminho do bem. São aqueles que saem da aula de evangelização e já esquecem os ensinamentos passados, que não deixam a semente crescer e frutificar, não colocam em prática o que aprenderam.

          O terceiro solo (a terra cheia de espinhos) é o caso das pessoas que ouvem os ensinamentos de Jesus, mas depois abandonam o caminho do bem por causa das vaidades do mundo, da riqueza, se interessam mais pelas coisas materiais (dinheiro, bens materiais) e se esquecem do lado espiritual como a plantinha que foi sufocada pelos espinhos do egoísmo e das ilusões da vida material.
Podemos comparar com aqueles que aprendem os ensinamentos de Jesus nas aulas de evangelização, mas tem vergonha de praticá-los, porque não desejam ser diferentes do grupo de amigos.

          O quarto terreno (a terra fértil) é o símbolo do coração que escuta os ensinamentos de Jesus, procurando compreendê-lo e praticá-lo.
          São aqueles que saem da evangelização e tentam colocar em prática o que aprenderam. São aqueles que tentam se melhorar e abandonar os vícios e maus hábitos, cultivando o amor no coração.
O coração de uma criança verdadeiramente cristã é o bom terreno da parábola: cada semente de Jesus se transforma em trinta, sessenta ou cem ações de bondade, de fé e de auxílio ao próximo. O coração dessa criança deseja conhecer sempre mais e melhor os ensinos cristãos. E se esforça sinceramente para fazer a Vontade Divina: amar e perdoar, crer e ajudar, aprender e servir.

d)     Que tipo de solo vocês são ou querem ser? Ouvir as respostas.
e)      Podemos ser semeadores também? Sim.
f)       Como? Vivenciando os ensinamentos de Jesus, nos amando, ajudando ao próximo, praticando a caridade, estaremos disseminando (repassando) a palavra de Jesus.


Atividade 2: Dinâmica – Ação e Reação
OBJETIVO: Mostrar que Deus nos dá as oportunidades e somos nós que fazemos as escolhas.
TEMPO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 10 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Papel e lápis.
DESENVOLVIMENTO: O educador deverá entregar um pedaço de papel a cada jovem e pedir que
escrevam uma prenda para o colega sentado ao seu lado fazer (sugerir prendas fáceis e difíceis).
O jovem deve escrever seu nome no papel. Quando o jovem terminar de escrever, deve entregar o papel dobrado ao educador.
Após a conclusão de todos, o educador irá explicar que quem vai executar a prenda será o jovem que escreveu e não o colega ao lado.
Todos deverão ser estimulados a cumprir a tarefa. O educador deverá perguntar o que os jovens sentiram quando ele disse que eles mesmos iriam cumprir a prenda e o que eles sentiram quando a realizou.

Atividade 3: Plantando sementes

Plantar feijões.
Material: copos descartáveis, feijão , algodão e água.

Conversar durante a atividade:
a)Qual o desejo que vocês estão tendo quando plantam os feijões?
b) Que sentimento estão doando para as sementes?

Refletir sobre nossas dificuldades e a importância de nossos pensamentos e atitudes para o nosso crescimento.

Prece final


Evangelizadoras: Andressa e Patricia                                                    Turno: Sábado/Manhã

Fonte de pesquisa:






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