Sociedade
Espírita Ramatis – Unidade: Evangelização Ciclo: 2º Ciclo
Tema: Ensinamentos de Jesus: A Parábola do Semeador Data: 30/04/2016
Objetivos: Conhecer a parábola contada
por Jesus. Promover a reflexão sobre a importância de nossas escolhas.
Prece Inicial
Atividade 1: contar a “Parábola do
Semeador” mostrando as imagens (Anexo 1).
Começar a
conversa falando que Jesus é nosso grande amigo, sempre está conosco. Jesus
quando esteve vivendo encarnado aqui na Terra, contava muitas histórias para as
multidões, essas histórias se chamavam parábolas. Hoje vamos conhecer a
Parábola do Semeador.
Vocês sabem o
que significa semeador? Aquele que semeia, que planta sementes.
Naquela época
não existiam máquinas para plantar, a semeadura era feita manualmente.
Parábola do Semeador
Um
semeador, como fazia todos os dias, saiu de casa e se dirigiu ao seu campo para
nele semear os grãos de trigo que possuía.
Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas
caíram no caminho, na pequena estrada que ficava no meio da seara (terra
cultivada). Você sabe que os passarinhos costumam acompanhar os semeadores ao
campo, para comer as sementes que caem ao chão? Pois, alguns grãos caíram à
beira da estrada, e os passarinhos, rápidos, desceram e os comeram.
O semeador, porém, continuou semeando. Outras sementes caíram num lugar
pedregoso. Havia ali muitas pedras e pouca terra. As sementes nasceram logo
naquele solo, que não era profundo. O trigo cresceu depressa, mas, vindo o sol
forte, foi queimado; e como suas raízes não cresceram por causa das pedras,
murchou e morreu.
Outros grãos caíram num pedaço do campo onde havia muitos espinheiros.
Quando o trigo cresceu, foi sufocado pelos espinhos e também morreu.
Uma última parte das sementes caiu numa terra boa e preparada, longe dos
pedregulhos e dos espinheiros.
E o trigo ali semeado deu uma colheita farta. Cada grão produziu outros
cem, outros sessenta ou outros trinta...
REFLETIR SOBRE A HISTÓRIA:
a)
Quem será
que representa o semeador? Jesus.
b)
E as
sementes? Seus ensinamentos.
c)
E o solo? As
pessoas.
O
primeiro tipo de solo (beira da estrada)
é quando ouvimos os ensinamentos de Jesus e não procuramos compreendê-los, nem
lhe damos valor.
O coração dessa pessoa é semelhante o terreno da beira da estrada, onde
vieram os passarinhos e não deixaram a semente penetrar.
Um exemplo desse terreno é quando não prestamos atenção às aulas de
Evangelização, ou atrapalhamos os colegas na hora da explicação. Não
conseguimos entender os ensinamentos e, consequentemente, compreendê-los.
O
segundo tipo de solo (o pedregoso) é
como a pessoa que recebe os ensinamentos de Jesus com muita alegria, mas diante
da primeira dificuldade abandona o caminho do bem. São aqueles que saem da aula
de evangelização e já esquecem os ensinamentos passados, que não deixam a
semente crescer e frutificar, não colocam em prática o que aprenderam.
O
terceiro solo (a terra cheia de espinhos)
é o caso das pessoas que ouvem os ensinamentos de Jesus, mas depois abandonam o
caminho do bem por causa das vaidades do mundo, da riqueza, se interessam mais
pelas coisas materiais (dinheiro, bens materiais) e se esquecem do lado
espiritual como a plantinha que foi sufocada pelos espinhos do egoísmo e das
ilusões da vida material.
Podemos comparar com aqueles que aprendem os ensinamentos de Jesus nas
aulas de evangelização, mas tem vergonha de praticá-los, porque não desejam ser
diferentes do grupo de amigos.
O quarto terreno (a terra fértil) é o símbolo do coração que escuta os
ensinamentos de Jesus, procurando compreendê-lo e praticá-lo.
São aqueles que saem da evangelização
e tentam colocar em prática o que aprenderam. São aqueles que tentam se
melhorar e abandonar os vícios e maus hábitos, cultivando o amor no coração.
O coração de uma criança verdadeiramente cristã é o bom terreno da
parábola: cada semente de Jesus se transforma em trinta, sessenta ou cem ações
de bondade, de fé e de auxílio ao próximo. O coração dessa criança deseja
conhecer sempre mais e melhor os ensinos cristãos. E se esforça sinceramente
para fazer a Vontade Divina: amar e perdoar, crer e ajudar, aprender e servir.
d)
Que tipo de
solo vocês são ou querem ser? Ouvir as respostas.
e)
Podemos ser
semeadores também? Sim.
f)
Como?
Vivenciando os ensinamentos de Jesus, nos amando, ajudando ao próximo, praticando
a caridade, estaremos disseminando (repassando) a palavra de Jesus.
Atividade 2: Dinâmica – Ação e Reação
OBJETIVO:
Mostrar que Deus nos dá as oportunidades e somos nós que fazemos as escolhas.
TEMPO
DE DURAÇÃO: Aproximadamente 10 minutos
MATERIAL
NECESSÁRIO: Papel e lápis.
DESENVOLVIMENTO:
O educador deverá entregar um pedaço de papel a cada jovem e pedir que
escrevam
uma prenda para o colega sentado ao seu lado fazer (sugerir prendas fáceis e
difíceis).
O
jovem deve escrever seu nome no papel. Quando o jovem terminar de escrever,
deve entregar o papel dobrado ao educador.
Após
a conclusão de todos, o educador irá explicar que quem vai executar a prenda
será o jovem que escreveu e não o colega ao lado.
Todos
deverão ser estimulados a cumprir a tarefa. O educador deverá perguntar o que
os jovens sentiram quando ele disse que eles mesmos iriam cumprir a prenda e o
que eles sentiram quando a realizou.
Atividade 3: Plantando sementes
Plantar feijões.
Material:
copos descartáveis, feijão , algodão e água.
Conversar
durante a atividade:
a)Qual
o desejo que vocês estão tendo quando plantam os feijões?
b)
Que sentimento estão doando para as sementes?
Refletir
sobre nossas dificuldades e a importância de nossos pensamentos e atitudes para
o nosso crescimento.
Prece final
Evangelizadoras:
Andressa e Patricia Turno: Sábado/Manhã
Fonte de
pesquisa:
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