NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prece (Aula 03/2012)

Data: 10/03/2012.

OBJETIVOS:
Conscientizar aos evangelizandos que a prece é a única forma de comunicação com Deus; identificar os tipos de prece; avaliar os benefícios que a prece proporciona; identificar a ligação da prece com o plano espiritual. 

1-Prece Inicial
2-Atividade Inicial:
Bola atrás (uma criança fica a frente, de costas para o grupo e joga a bola para trás, os coleguinhas tentam pegá-la, quando conseguem, escondem com as mãos para trás. A criança que jogou a bola tenta descobrir quem está com ela. Se descobrir, a criança que foi descoberta vai para frente e recomeça a brincadeira). 

2-Atividade Dinâmica 1:
“Batata Quente” (com bola). Quando a música parar a criança que estiver com a bola terá que responder as perguntas em relação ao tema. A brincadeira termina quando todas as crianças tiverem respondido pelo menos 1 pergunta.
Perguntas:
1- Como conversamos com Deus?
2- Quem nos ensinou a orar?
3- Temos que ter um local especial para fazer prece?
4- Diga o nome de alguma pessoa que você gostaria de fazer uma prece?
5- Quando fazemos uma prece?
6-  Por quem podemos fazer prece?
7-  A prece nos faz sentir melhor?
8-  Pode-se fazer prece todos os dias?
9-  Pode-se orar antes de dormir?
10- Pode-se orar antes de levantar da cama?
11- Pode-se orar antes das refeições?
12- Pode-se orar por uma pessoa que desencarnou?
13- Pode-se orar pelo nosso anjo da guarda?
Atividade Dinâmica 2:
Mostrar aos evangelizandos um “telefone” (este montado com dois copinhos e um fio grande ligando um ao outro). Perguntar quem conversa ao telefone, e dizer que vamos começar a falar ao telefone ali na nossa aula, através do nosso telefone!
Escolher um evangelizando e quando ele “atender”, perguntar algumas coisas: o nome, idade, nome dos pais, quantos anos tem, se tem irmãos, etc... Dessa forma, o evangelizador engajará as crianças na brincadeira.
Quando a brincadeira acabar, falar aos evangelizandos que a oração é como este nosso telefone: sempre que discamos para alguém, teve este alguém do outro lado da linha que nos atendeu, e com a oração é a mesma coisa: sempre que oramos com o coração, tem alguém no plano espiritual para nos ouvir, nos ajudar a enfrentar nossas dificuldades, nos dar forças; alguém que podemos contar.
Para finalizar a comparação, dizer que um lado do telefone somos nós, encarnados, do outro lado quem atende é o nosso anjo da guarda, Jesus, Deus, enfim, àquele que estamos pensando durante a prece, e o fio é a prece em si! Também acrescentar que a prece pode ser feita em qualquer lugar, e em qualquer hora, é só termos pensamentos bons, e orarmos com amor!
3-Atividade Criativa:
Pedir para as crianças desenharem o que elas gostariam de pedir oi agradecer ao Papai do céu. Logo em seguida, ensinar as crianças a fazer um avião de papel com os desenhos delas.  Assim que as crianças terminarem de dobrar o avião, o evangelizador deve pedir para que elas joguem o mesmo para cima. Dessa forma, pode-se explicar que o avião compara-se com a prece. Ele vai para cima com as coisas bonitas que desenhamos, levando a mensagem a Deus através do nosso anjo da guarda. Devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas lindas que temos acesso a nossa vida.
4-Atividade Reflexiva:
As preces.
PRECE DE AGRADECIMENTO: fazer todos juntos uma prece da seguinte forma: o evangelizador inicia a frase dizendo: obrigado Papai do Céu... O evangelizando(a) conclui: por, pela.. (todos os evangelizando deverão complementar a frase para concluí-la). Ex.: obrigada papai do céu, pela minha casinha, pela mamãe e pelo papai que cuidam de mim, pela comidinha gostosa que sempre tenho em minha mesa, pelas minhas roupinhas e a caminha quentinha. Obrigada papai do céu, eu sou muito feliz por tudo que o Senhor me dá.
PRECE DE PEDIDO: todos os evangelizandos deverão formular um pedido ao Papai do Céu, levando em conta o aprendizado da aula.
PRECE DE LOUVOR: um pequeno exemplo: Papai do céu! Como é maravilhoso o mundo que nos deste para viver. Com seu amor e sabedoria nos dá tudo que necessitamos, sempre visando somente o nosso bem. Damos-te graças por ser tão maravilhoso conosco! Assim Seja.
Se por ventura algum evangelizador disser que não sabe fazer oração, esclareça: dizer com simplicidade, que orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.
Não há necessidade de palavras difíceis ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado. Já nos ensinou Jesus em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.
Obs.: explicar que se formos ler uma prece, cantar ou dizer uma prece que já sabemos de cor, por exemplo, a oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou, devemos pensar nas palavras que estamos falando e dizê-las com sentimento, com o nosso coração.
Ensaio das músicas para o aniversário da Ramatis (10 min):
A Paz e Impossível.
5-Prece Final:
Pedir para uma criança fazer a prece final, caso não haja voluntários, todos farão juntos a oração do “Pai Nosso”, cada um falando um trecho.

Evangelizadoras: Andressa e Cláudia

Nenhum comentário: