NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Honrar Pai e Mãe (Aula 29/2011)

Data: 19/11/11

Objetivo: Levar o evangelizando a compreender a importância dos pais ou daqueles que tem responsabilidades sobre eles. Que devem amá-los respeitá-los e ter gratidão para com eles durante toda a vida, cumprindo o mandamento cristão do amor ao próximo.

1 – Prece Inicial:
2 – Atividade Dinâmica I:
Brincadeira: “Meus pintinhos venham cá”.
3 – Atividade Introdutória:
Mostrar uma pequena caixa ou envelope fechado e dizer para as crianças que ali está guardado um dos mandamentos, que é tão importante que merece ser estudado separadamente. Para que as crianças descubram, dar pista, tais como; refere-se a elementos muito importantes, que estão sempre perto de nós; sem eles seria difícil viver; somos muito importantes para eles, etc.
- continuar até que as crianças descubram: “Honrar Pai e Mãe”.
- Pedir que uma delas abra a caixa ou envelope, mostrando a gravura que representa este mandamento.
- perguntar se elas sabem o que significa exatamente a palavra “HONRAR’.
- deixar que falem, anotando as respostas e dizendo que fará uma narrativa par que elas mesmas verifiquem se acertaram.
·         DESENVOLVIMENTO:
Que é honrar? É respeitar, amar, obedecer às orientações daqueles que tomaram, perante o Alto, a responsabilidade do encaminhamento de um Espírito, adotando-o na condição de filho. Deus colocou, entre Suas leis, essa que lembra ao filho o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, deram-lhe um corpo, cuidaram da sua saúde, alimentaram-no, educaram-no, e o encaminharam no mundo, até que tivesse condições de dirigir a própria vida. Lembra o Mandamento que, mais tarde, os filhos devem amparar os pais – ainda que sejam adotivos –, servindo-os na velhice, pois estes muito trabalharam, sofreram e se dedicaram, anos a fio, para torná-los felizes e fazê-los progredir. Honrar pai e mãe é, assim, expressar gratidão, demonstrar amor filial. É, enfim, também cumprir o mandamento cristão do amor ao próximo.
Observação: comentar que tem vários tipos de família e que umas são compostas por pai, mãe e filhos, outras de avós e filhos e tios, outras de irmãos, outras de pais com filhos adotivos. E que devemos amar a todos e tratá-los com respeito, pois são eles responsáveis pela educação. Família é quem você mora, é quem cuida de você.
Os pais tem um valor muito grande perante DEUS, pois eles nos permitiram de nascer.
4 – Atividade RefIexiva I:
A História de Lenita.
5 - Atividade Reflexiva II:
Mostrar as figuras representando os tipos de família.
·         As famílias não são iguais, mas cada um tem a família necessária para crescer e aprender coisas importantes para ser feliz.
·         Falar sobre a importância da família, lembrar que muitas crianças estão em orfanatos por não terem família.
·         Devemos valorizar a nossa família, respeitando nossos pais, avós, irmãos, as pessoas que cuidam de nós e as demais pessoas que fazem parte dela.
·         Nem sempre a nossa família é formada por pai, mãe, avós..., pois pode haver aqueles que já desencarnaram.
·         Podemos morar apenas com o pai ou com a mãe ou com nossos avós, ou com outra pessoa como uma tia, mas mesmo assim estamos em família. Não podemos esquecer que família são aquelas pessoas que convivem conosco.
·         Devemos agradecer ao Mestre Jesus pela família que temos e pedir forças para que saibamos agir com amor e respeito com nossos familiares, para contribuirmos com a felicidade do nosso lar.
6 – Atividade Criativa:
Distribuir um desenho de família, para que as crianças pintem. Depois que todos houverem pintado, recolher e coloca-los em um varal. Pedir, ao final, que as crianças observem os desenhos, percebendo que cada criança pintou de um jeito e utilizou certas cores; assim também acontece com as famílias, cada família tem características próprias e todas são importantes.
7 – Prece de encerramento:
Mestre e amigo Jesus dá para cada um de nós bastante amor, para que possamos distribuir a toda nossa família, inclusive para os nossos irmãozinhos que as vezes brigamos. Ajuda a gente a entender que devemos ser obedientes e que quando nossos pais não deixam fazer algo é para o nosso bem.

Evangelizdoras: Andressa e Fátima

Nenhum comentário: