Data: 30/04/2011
OBJETIVOS:
Compreender o significado da palavra parábola e talento; Saber administrar os talentos que lhe foram confiados; Identificar na párabola um importante ensinamento para sermos bons servos, é preciso que façamos render nossos talentos em benefício de nosso próximo; A quem muito for dado, será cobrado.
1- Harmonização (5 minutos):
Leitura E.S.E. Cap.XVI - Instruções dos Espíritos - Verdadeira propriedade - item 9 - 1ºparágrafo
2- Atividade Introdutória (10 minutos):
Dinâmica da memorização dos nomes. A primeira pessoa se apresenta, dizendo o nome e alguma coisa que gosta. A segunda, antes de se apresentar, fala: “Fiquei conhecendo (nome e o que falou primeiro)”, depois se apresenta. A terceira fala da segunda e da primeira pessoa e assim continua até que todos se apresentem. Termina a dinâmica quando chegar ao primeiro que se apresentou.
3- Atividade Dinâmica (30 minutos):
Brincar de jogo da construção no quadro com a palavra parábola. Conversar com os evangelizandos sobre o significado da palavra e perguntando quais as parábolas que conhecem. Após as considerações, ouvir a parábola dos Talentos. Propor que façamos um teatro.
4- Atividade Reflexiva (15 minutos):
Conversar com os evangelizandos sobre a peça apresentada e em seguida pedir que respondam as questõs: Quem é o senhor? E os servos? O que são os talentos? Por que a distribuição de talentos em quantidades desiguais? O que representa os servos que multiplicaram os talentos? E o que enterrou?
5- Atividade Conclusiva (15 Minutos):
Leitura do livro Parábolas Evangélicas Rodolfo Calligaris: Não sabemos quando o Senhor virá chamar-nos a contas. Poderá tardar ainda, como poderá ser hoje ou amanhã. Estamos preparados para isso? Temos feito bom uso dos talentos que Ele nos confiou? De que maneira estamos empregando nosso tempo, nossa inteligência, nossas possibilidades de servir? Faça cada qual um exame de consciência e responda depois a si mesmo...
6-Harmonização Final (5 minutos):
Leitura do E.S.E. Cap. XVI item 10 primeiro parágrafo. Prece de agradecimento e encerramento
7- Avaliação / Auto-Avaliação (duração: 5 minutos):
Referências: Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVI-Não se pode servir a Deus e a Mamon; Evangelho da Meninada-Eliseu Rigonatti p.121; Parábolas Evangélicas-Rodolfo Calligaris
Evangelizadores: Danielle/Paulo César
Nenhum comentário:
Postar um comentário