NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

sábado, 9 de abril de 2011

História do DIJ (por Ana Elisa)

HISTÓRIA DO DIJ

A Juventude Ramatis foi fundada no dia 06 de abril.
A idéia partiu de uma menina que ainda não tinha idade para freqüentar grupo de jovens, mas acompanhava a irmã mais velha a uma Mocidade Espírita, e acabou anotando todos os detalhes de funcionamento da mesma.
Ao chegar à S.E.R., as duas irmãs perceberam que não havia Grupo de Jovens; a mais novinha, então, passou suas anotações para a outra e sugeriu que levasse ao Sr. Antonio Plínio, fundador e 1o. Presidente da S.E.R.

O Sr. Antonio animou-se com a sugestão e as anotações, levadas pela Aurea Lucia. A irmã mais nova, Ana Elisa, ficou caladinha neste primeiro encontro com o Sr. Antonio; só depois é que ele ficou sabendo que a dona da idéia era ela, Ana Elisa, a qual ele chamava carinhosamente ( e com toda razão) de "pirralha".

O grupo fundador da Juventude Ramatis contava com:
a) Sr. Antonio (APSA);
b) As jovens Aurea Lucia e Ana Elisa;
c) Sr. Enrique Lusztman, o queridíssimo "seu Enrique";
d) Orlando Moreira (conhecido cinegrafista da Rede Globo), jovem médium da Casa, na época;
e) Renato, outro jovem médium da Casa; desencarnou 1 ano depois de haver ajudado a fundar a Juventude;
f) Creuza Pinto Natividade, a queridíssima "dona Creuza", médium e dirigente da Anti-goécia e das Curas, por muitos anos. Foi escolhida pelo Sr. Antonio para ser a primeira Diretora da Juventude Ramatis.

A Juventude Ramatis iniciou suas atividades no "176", onde ficou durante 1 ano e meio; depois mudou-se para o "22", onde está até os dias atuais.

No 22, a Aurea iniciou um grupo para evangelização de crianças, juntamente com Dna. Gabriela. Posteriormente, a Aurea saiu do trabalho, juntamente com a Diretora, Dna. Creuza. O grupo de crianças ficou com Dna. Gabriela e passou a ter a ajuda de Dna. Janette Gouvêa.
O "DIJ" só passa a existir em 1978, quando o jovem Aníbal Mello traz a idéia da USEERJ.
Com a saída de Dna. Creuza, entra então o Sr. Paulo Gouvêa para a direção do trabalho; o "seu Paulo", dedicadíssimo dirigente, desde o início interessou-se mais pela Infância, tendo a Juventude sido coordenada durante muitos anos pela Ana Elisa; "seu Paulo" ficou conosco até 2004, quando se desligou da S.E.R., por motivo de doença.
A partir de 2005, a fundadora Ana Elisa assume a Direção do DIJ.
......................................................................................................
É interessante notar que o Sr. Antonio teve acesso a informações, através de Guias e Dirigentes Espirituais da Casa, que esta Aliança entre os três pilares iniciais do DIJ, Ana Elisa, Paulo Gouvêa e Aníbal Mello, já "estava prevista" na Espiritualidade. Fazia parte do plano de redenção destes 3 espíritos, com dívidas em relação a crianças e jovens (em outras vidas).
Ao longo de tantos anos, é impossível enumerar a quantidade imensa de irmãos que passaram e passam pelo DIJ, seja como freqüentadores, médiuns, evangelizadores ou cooperadores nas várias tarefas. Por isso, queremos aproveitar e agradecer a ajuda e o carinho de todos. Funcionaram e funcionam até hoje como tijolinhos nesta linda obra de Amor.


(Texto de Ana Elisa)

Nenhum comentário: