Sociedade
Espírita Ramatis – Unidade: Evangelização Ciclo: 2º Ciclo
Tema: Deus, Pai. Data: 20/02/2016
Objetivos: valorizar, respeitar e amar
a Deus como nosso Pai Criador. Entender nosso papel nesse mundo e o que Deus espera
de nós.
Prece Inicial
Atividade 1:
Relaxamento com
música suave
Atividade 2:
Adivinhação – o
que é o que é?
Fazer as
perguntas e, conforme as crianças forem adivinhando, o evangelizador vai
colando as figuras correspondentes às respostas em um quadro/parede:
1 - Todo mundo
gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode
estar no rio, no copo, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA.
2 - Sou enorme,
irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os
lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me
escondo. O quê é o quê é? SOL.
3 - Minha casa
é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes.
Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.
4 - Gosto da
terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me
usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.
5 - Tenho
muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é?
ÁRVORE.
6 - Sou
cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê
é? FLOR.
7 - Tenho bico,
duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.
8 - Quando
nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê
é? BORBOLETA.
9 - Gosto muito
de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão.
Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.
10 - Nasço,
cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes
cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso
melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?
SER HUMANO.
Perguntar para as
crianças quem gosta de brincar na água, tomar sol, banho de chuva, ouvir o
canto dos passarinhos, deitar na grama, comer mel, pescar, quem tem animais em
casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas.
Questionar se
eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para
ter tudo isso.
Conversar sobre
quem nos deu tudo isso e por quê?
Atividade 3:
Dinâmica:
Experiência –
1º momento –
Dar uma bola de gás para cada um e solicitar que encha.
2º momento -
Com uma jarra contendo água e açúcar. Servir para cada evangelizando.
Perguntar:
Qual o sabor da
água? Ela tem cor? O que será que coloquei na água? Como vocês sabem que é
açúcar? Vocês estão vendo? O que tem dentro da bola? O ar possui cor? Forma?
Vocês já viram Deus? Será que ele existe? Como vocês sentem a existência de
Deus?
Após a
compreensão do grupo, distribuir o texto abaixo e colocar as palavras/números
no quadro, pedindo para que completem o texto:
DEUS, CRIADOR
Deus, não se
____________ (1), mas se afirma pelas suas _____________ (2).
Deus é a
_____________ (3) e soberana _____________ (4).
Deus é
_____________ (5), não teve começo e não terá fim.
Deus é
_____________ (6). Se estivesse sujeito a mudanças, _____________ (7) que regem
o universo não teriam nenhuma estabilidade.
Deus é
_____________ (8), a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. Ele
não tem forma apreciável pelos nossos sentidos.
Deus é
_____________ (9). Não existem outros deuses.
Deus é
_____________ (10). Todos somos iguais diante Dele. Ele dá a cada um de nós
exatamente o que merecemos.
Deus é ________________
(11). Ama todos os seus filhos com o mesmo _____________(12).
Palavras/números:
9-único
6-imutável 2-obras 7-as Leis 3-suprema 12-Amor 5-eterno
8-imaterial
1-mostra 11-bom 4-inteligência 10-justo
Pedir após
completarem o quadro, cada criança leia uma frase e comente o que entendeu.
Concluir conversando:
Quando vocês bebem a água doce, não
enxergam o açúcar. Só percebem o sabor doce.
Quando enchem a bola, não enxergam o ar. Só
percebem que a bola está cheia.
Assim, é com relação a Deus.
Não o enxergamos, mas ele existe e está
presente em todas as coisas da criação.
Atividade 4:
Ler a pergunta
nº 01 do Livro dos Espíritos:
1 – O que é
Deus?
- Deus é a
inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Ler A Gênese
Capítulo II – Deus – Existência de Deus – A providência – item 30:
“Deus existe.
Disso não poderemos duvidar. É infinitamente justo e bom: essa a sua essência.
A tudo se estende a sua solicitude: compreendemo-lo. Só o nosso bem, portanto,
pode ele querer, donde se segue que devemos confiar nele: é o essencial. Quanto
ao mais, esperemos que nos tenhamos tornado dignos de o compreender.”
Iniciar uma
conversa com os evangelizandos perguntando que é Deus para eles?
Como sentem
Deus?
Como sabem que
Deus existe?
O que fazem
quando querem conversar com Deus?
Levar os
evangelizanos a observar e a compreender que Deus é nosso Pai, Criador de tudo
e de todos. Ensiná-los a observar a criação de Deus através da natureza, a
reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda (as plantas, os animais, o sol,
as estrelas...). Todo esse mundo que o Homem não pode fazer.
Deus nos criou
com inteligência para que possamos viver neste mundo maravilhoso e usar as
coisas que Ele criou, como a água e os alimentos, quando precisarmos, com
cuidado e carinho, evitando o desperdício.
O ser humano
também faz muitas coisas modificando a natureza, usando a inteligência. O ser
humano criou as casas, os carros, as roupas, a televisão,
os móveis, os
aviões e muitas coisas mais.
Atividade 5:
distribuir às
crianças 2 folhas em branco, uma para que façam desenhos de coisas que Deus
criou, outra para coisas que o ser humano criou.
Prece final
Evangelizadoras:
Andressa e Patricia Turno: Sábado/Manhã
Fonte de
pesquisa:
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