NOSSOS HORÁRIOS

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segunda-feira, 7 de março de 2016

Sociedade Espírita Ramatis – Unidade: Evangelização                                       Ciclo: 2º Ciclo
Tema: Deus, Pai.                                                                                                  Data: 20/02/2016

Objetivos: valorizar, respeitar e amar a Deus como nosso Pai Criador. Entender nosso papel nesse mundo e o que Deus espera de nós.

Prece Inicial

Atividade 1:
Relaxamento com música suave

Atividade 2:
Adivinhação – o que é o que é?
Fazer as perguntas e, conforme as crianças forem adivinhando, o evangelizador vai colando as figuras correspondentes às respostas em um quadro/parede:

1 - Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar no rio, no copo, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA.

2 - Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? SOL.

3 - Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.

4 - Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.

5 - Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é? ÁRVORE.

6 - Sou cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê é? FLOR.

7 - Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.

8 - Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é? BORBOLETA.

9 - Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.

10 - Nasço, cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?
SER HUMANO.

Perguntar para as crianças quem gosta de brincar na água, tomar sol, banho de chuva, ouvir o canto dos passarinhos, deitar na grama, comer mel, pescar, quem tem animais em casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas.
Questionar se eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para ter tudo isso.
Conversar sobre quem nos deu tudo isso e por quê?

Atividade 3:
Dinâmica:
Experiência –
1º momento – Dar uma bola de gás para cada um e solicitar que encha.
2º momento - Com uma jarra contendo água e açúcar. Servir para cada evangelizando.

Perguntar:
Qual o sabor da água? Ela tem cor? O que será que coloquei na água? Como vocês sabem que é açúcar? Vocês estão vendo? O que tem dentro da bola? O ar possui cor? Forma? Vocês já viram Deus? Será que ele existe? Como vocês sentem a existência de Deus?

Após a compreensão do grupo, distribuir o texto abaixo e colocar as palavras/números no quadro, pedindo para que completem o texto:

DEUS, CRIADOR
Deus, não se ____________ (1), mas se afirma pelas suas _____________ (2).
Deus é a _____________ (3) e soberana _____________ (4).
Deus é _____________ (5), não teve começo e não terá fim.
Deus é _____________ (6). Se estivesse sujeito a mudanças, _____________ (7) que regem o universo não teriam nenhuma estabilidade.
Deus é _____________ (8), a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. Ele não tem forma apreciável pelos nossos sentidos.
Deus é _____________ (9). Não existem outros deuses.
Deus é _____________ (10). Todos somos iguais diante Dele. Ele dá a cada um de nós exatamente o que merecemos.
Deus é ________________ (11). Ama todos os seus filhos com o mesmo _____________(12).

Palavras/números:
9-único 6-imutável 2-obras 7-as Leis 3-suprema 12-Amor 5-eterno
8-imaterial 1-mostra 11-bom 4-inteligência 10-justo

Pedir após completarem o quadro, cada criança leia uma frase e comente o que entendeu.

Concluir conversando:
Quando vocês bebem a água doce, não enxergam o açúcar. Só percebem o sabor doce.
Quando enchem a bola, não enxergam o ar. Só percebem que a bola está cheia.
Assim, é com relação a Deus.
Não o enxergamos, mas ele existe e está presente em todas as coisas da criação.

Atividade 4:
Ler a pergunta nº 01 do Livro dos Espíritos:
1 – O que é Deus?
- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Ler A Gênese Capítulo II – Deus – Existência de Deus – A providência – item 30:
“Deus existe. Disso não poderemos duvidar. É infinitamente justo e bom: essa a sua essência. A tudo se estende a sua solicitude: compreendemo-lo. Só o nosso bem, portanto, pode ele querer, donde se segue que devemos confiar nele: é o essencial. Quanto ao mais, esperemos que nos tenhamos tornado dignos de o compreender.”

Iniciar uma conversa com os evangelizandos perguntando que é Deus para eles?
Como sentem Deus?
Como sabem que Deus existe?
O que fazem quando querem conversar com Deus?

Levar os evangelizanos a observar e a compreender que Deus é nosso Pai, Criador de tudo e de todos. Ensiná-los a observar a criação de Deus através da natureza, a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda (as plantas, os animais, o sol, as estrelas...). Todo esse mundo que o Homem não pode fazer.
Deus nos criou com inteligência para que possamos viver neste mundo maravilhoso e usar as coisas que Ele criou, como a água e os alimentos, quando precisarmos, com cuidado e carinho, evitando o desperdício.

O ser humano também faz muitas coisas modificando a natureza, usando a inteligência. O ser humano criou as casas, os carros, as roupas, a televisão,
os móveis, os aviões e muitas coisas mais.

Atividade 5:
distribuir às crianças 2 folhas em branco, uma para que façam desenhos de coisas que Deus criou, outra para coisas que o ser humano criou.

Prece final


Evangelizadoras: Andressa e Patricia                                                    Turno: Sábado/Manhã

Fonte de pesquisa:

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