Objetivo: Identificar a
necessidade e a justiça de honrar pai e mãe.
1 – Prece Inicial: Agradecer a Deus pela oportunidade de mais um dia de aprendizado juntos.
2- Atividade Inicial:
Jogo da árvore para adivinhar o tema da aula.
3- Atividade Reflexiva:
Contar a historinha do texto “Valorização da Família” de Célia Xavier Camargo
4 – Atividade Dinâmica I:
Dança das cadeiras.
As duas últimas cadeiras conterão envelopes com as instruções para a próxima atividade, que será realizada em dois grupos (um para cada envelope).
4.1 – Atividade I:
Separar a turma em dois grupos. Cada um dos dois últimos na atividade anterior irá escolher, alternadamente, os componentes do grupo.
Cada grupo deverá comentar e ilustrar a seguinte pergunta:
· O que é honrar pai e mãe ?
R. Honrar Pai e Mãe não é apenas respeitá-los é também assisti-los em suas necessidades, proporcionando-lhes descanso na velhice.
Discutir as respostas dos dois grupos.
4.2 – Atividade Dinâmica II:
Dança das cadeiras.
As duas últimas cadeiras conterão envelopes com as instruções para a próxima atividade (anexo # 2), que será realizada em dois grupos (um para cada envelope).
4.3 – Atividade II:
Separar a turma em dois grupos. Cada um dos dois últimos na atividade anterior irá escolher, alternadamente, os componentes do grupo.
Cada grupo deverá comentar e ilustrar a seguinte pergunta:
· Qual a diferença entre Parentesco Corporal e Parentesco Espiritual ?
R. Os Espíritos que encarnam numa família, são muitas vezes Espíritos simpáticos, unidos por ligações anteriores.
Mas também podem ser Espíritos complemente estranhos entre si ou até inimigos do passado, divididos por antipatia anteriores.
Os verdadeiros laços, não são os da consanguinidade, mas os da simpatia e da afinidade na comunhão dos pensamentos e que unem os Espíritos ANTES, DURANTE E DEPOIS DA ENCARNAÇÃO.
Discutir as respostas dos dois grupos.
4.4 – Atividade Dinâmica III:
Dança das cadeiras.
As duas últimas cadeiras conterão envelopes com as instruções para a próxima atividade (anexo # 3), que será realizada em dois grupos (um para cada envelope).
4.5 – Atividade III:
Separar a turma em dois grupos. Cada um dos dois últimos na atividade anterior irá escolher, alternadamente, os componentes do grupo.
Cada grupo deverá comentar e ilustrar a seguinte frase:
· A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família
R. Quando o Espírito deixa a Terra, leva consigo as paixões e as virtudes inerentes a sua natureza, e no espaço vai se aperfeiçoando ou ficando estacionário até desejar ver a luz. Alguns, partem levando consigo ódios intensos e desejo de vingança.
Entretanto outros, mais adiantados podem entrever um lado da verdade e reconhecem as consequências ruins de suas paixões e então tomam boas resoluções. Compreendem que para ir a Deus, existe apenas uma palavra de passe: A Caridade, pois não há caridade sem esquecimento dos ultrajes e das injurias. Não há caridade com ódio no coração e sem perdão.
Enfim depois de algum tempo o Espírito se prepara para nova encarnação na família daqueles que tanto detestou.
Desse modo, será amigo ou inimigo daqueles entre os quais passará a viver.
Discutir as respostas dos dois grupos.
5- Atividade Criativa: Pintar o desenho de uma família.
6- Prece Final:
Bibliografia Consultada:
- Planejamento de aula n°036/2011 de Paulo e
Danielle- Tema: Leis Morais: Honrar Pai
e Mãe
- O evangelho segundo o
espiritismo. Allan Kardec- Site: Seara espírita infantil. Link: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/
História: “Valorização da Família” de Célia Xavier Camargo
Evangelizadores: Juliana / Weber
Nenhum comentário:
Postar um comentário