NOSSOS HORÁRIOS

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sábado, 22 de setembro de 2012

Necessário e supérfluo

Data: 15/09/2012

Objetivo:
• Identificar o que é supérfluo e o que é necessário.
• Falar sobre o consumismo, o querer ter, a influência da mídia em nossas
vidas, o que realmente nos é útil.
• Reconhecer ações que evitam desperdícios.
Idéias Básicas
• Fazer o bem nos torna felizes.
• Não devemos guardar sem necessidade o que falta a outra pessoa.
• Não é errado querer coisas, mas precisamos, durante a vida, estabelecer
prioridades, ou seja, planejá-las de modo a atender às necessidades que
são mais importantes: a segurança, a saúde física e mental.
Atividades
1.Distribuir uma folha de papel com o perfil de uma mala. Explicar que
cada um irá fazer uma viagem imaginária para qualquer lugar da Terra e
terá direito de levar apenas três coisas. Solicitar que desenhem o que
vão levar. Ouvir o grupo e esclarecer: Há necessidades básicas, ou seja,
indispensáveis à vida. Precisamos por exemplo:de alimento e água para
sobrevivermos em qualquer lugar.de um casaco se estivermos numa
região muito fria. Esse casaco precisa aquecer o corpo, mas pode ser
simples, ou pode ser bordado, ou com etiqueta de marca famosa; isso é
supérfluo, isto é, não faz falta porque não influi na sua finalidade.
2. Narrar a história – Vovô Samuel, com o auxilio de gravuras.
Fig. 1 – Vovô Samuel sabia fazer muitas coisas. O que as pessoas não
precisavam mais, ele transformava em coisas úteis. Com uma latinha de
refrigerante e algumas tampinhas ele fazia um carrinho. Com rolinhos de
papel higiênico e papéis coloridos fazia lindos foguetinhos. E também
porta-lápis e até trenzinhos.
Fig.2 – Um dia as crianças levaram para o vovô Samuel um caixote que
encontraram na feira.Durante alguns dias, as crianças ouviram o toc-toc do
martelo e o roc-roc do serrote no quintal do vovô. Finalmente, ele apareceu
com a surpresa: uma linda casa para os passarinhos. As crianças colocaram a
casa na árvore.
Fig.3 – O vovô Samuel gostava de ver os passarinhos livres. Eles entravam e
saíam da casa na hora que queriam.
Fig.4: Um dia vovô Samuel estava perto da janela e ouviu uma conversa
entre João e Rafael.
- Olha só que trenzinho bonito a mamãe comprou para mim.Você tem um
trenzinho?
- Eu não tenho. Minha mãe ia comprar um, mas o meu irmãozinho ficou
doente e ela teve de usar o dinheiro para comprar remédios – disse Rafa.
- E você ficou triste?
- Fiquei... Mas quando eu vi o meu irmãozinho curado e brincando, fiquei
contente! O meu irmão é mais importante que um trenzinho.
Fig.5:Vovô Samuel foi até o seu baú e pegou um trenzinho que tinha
acabado de fazer. Sabem para quem ele deu? Deu-o ao Rafa. O menino
arregalou os olhos de alegria! E correu para brincar com seu amigo.
Dialogar a respeito da história através de perguntas, tais como:
- O que vovô Samuel fazia com as coisas que as pessoas não precisavam
mais?
-Vocês acham que o Rafa gostaria de ganhar um trenzinho?
-Ele compreendeu porque a mamãe não comprou um trenzinho para ele?
- O que era mais necessário: o remédio para o irmão ou o trenzinho?
3. Convida-los a apresentar pequenas dramatizações que mostrem
exemplos de situações da vida onde podemos evitar desperdício.
4. Refletir junto com as crianças:
- Na vida precisamos fazer escolhas, e por isso, é necessário pensar bem
antes de tomar a decisão.
- Não é errado querer ter as coisas. É importante saber se é o momento
certo de tê-las, e qual a utilidade dessas coisas na nossa vida.
- Muitas vezes queremos ter as roupas da moda, ou outra coisa que a
televisão diz que é boa. Quando não temos, ficamos tristes ou zangados.
Sofremos, então, não por não termos as coisas que queremos, mas por não
valorizar as coisas que temos.

Evangelizadoras: Fátima e Karla

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