Compreender os ensinamentos da Parábola do Óbolo da Viúva. Fazê-los perceber que aqueles que sinceramente desejam ser úteis ao próximo, para isso encontram mil ocasiões. Basta procurar no seu trabalho, no emprego de suas forças, de seu tempo, de sua inteligência e nos seus talentos, os recursos para ajudar. Aproveitar para fazer uma conexão com a Parábola dos Talentos, previamente trabalhada.
Diferenciar a caridade material da moral.
Material necessário: folhas em branco, caneta colorida, tesoura, cola e revistas.
Harmonização (5 minutos):
Prece.
1- Atividade Introdutória (10 minutos):
Contar a parábola do óbolo da viúva – Capítulo XIII do ESSE, item 5.
Tomar o cuidado de explicar o que significa óbolo e evitar a palavra “gazofilácio”, como colocada no texto do Evangelho, explicando que as esmolas eram depositadas num local reservado para isso nos templos.
2- Atividades Dinâmica e Reflexiva - alternadas (40 minutos):
1) SLIDE 1- Explicar o significado da parábola. (5minutos)
Nota: a figura colocada no slide 2 irá levá-los a falar principalmente sobre a caridade material;
3) SLIDE 3 - Apresentar outros exemplos de caridade. As figuras do slide 3 nos fazem lembrar da tragédia vivida pela região serrana e de como a população do Rio foi capaz de ajudar através da doação de roupas, material de higiene pessoal, material de limpeza, água, comida, etc. Logo a seguir, jogar a pergunta (“Mas se eu não tiver dinheiro, roupas, comida, como ajudar?”) e já utilizar as figuras da Cruz Vermelha, que mostram voluntários auxiliando na separação dos donativos e carregamento dos caminhões; (5 minutos)
Reforçar com eles que em casa, na escola ou onde quer que estejamos, a caridade moral deve ser praticada com todos aqueles com os quais convivemos.
Distribuir revistas e pedir que, em duplas, eles achem uma figura relacionada ao tema da aula (em especial, caridade). Em uma única folha de papel, pedir que cada dupla cole a sua figura e coloque seus nomes embaixo.
4-Harmonização Final (5 minutos):
Prece de agradecimento e encerramento.
Referência: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo XIII – item 5, 9 e 15
Evangelizadores: Weber/Gilsa
Nenhum comentário:
Postar um comentário