NOSSOS HORÁRIOS

NOSSOS HORÁRIOS

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Óbolo da Viúva (Aula 10/2011)

OBJETIVOS:
Compreender os ensinamentos da Parábola do Óbolo da Viúva. Fazê-los perceber que aqueles que sinceramente desejam ser úteis ao próximo, para isso encontram mil ocasiões. Basta procurar no seu trabalho, no emprego de suas forças, de seu tempo, de sua inteligência e nos seus talentos, os recursos para ajudar. Aproveitar para fazer uma conexão com a Parábola dos Talentos, previamente trabalhada.
Diferenciar a caridade material da moral.
Material necessário: folhas em branco, caneta colorida, tesoura, cola e revistas.
Harmonização (5 minutos):
Prece.
1- Atividade Introdutória (10 minutos):
Contar a parábola do óbolo da viúva – Capítulo XIII do ESSE, item 5.
Tomar o cuidado de explicar o que significa óbolo e evitar a palavra “gazofilácio”, como colocada no texto do Evangelho, explicando que as esmolas eram depositadas num local reservado para isso nos templos.
2- Atividades Dinâmica e Reflexiva - alternadas (40 minutos):
1) SLIDE 1- Explicar o significado da parábola. (5minutos)


2) SLIDE 2 - Pedir que eles escrevam numa folha de papel se eles praticam alguma caridade e qual é esta caridade. Cada um deve apresentar sua resposta. (15 minutos)
Nota: a figura colocada no slide 2 irá levá-los a falar principalmente sobre a caridade material;


3) SLIDE 3 - Apresentar outros exemplos de caridade. As figuras do slide 3 nos fazem lembrar da tragédia vivida pela região serrana e de como a população do Rio foi capaz de ajudar através da doação de roupas, material de higiene pessoal, material de limpeza, água, comida, etc. Logo a seguir, jogar a pergunta (“Mas se eu não tiver dinheiro, roupas, comida, como ajudar?”) e já utilizar as figuras da Cruz Vermelha, que mostram voluntários auxiliando na separação dos donativos e carregamento dos caminhões; (5 minutos)


4) SLIDE 4 – Mostrar que existem milhões de oportunidades de ajudar. Deixar que eles participem dando outros exemplos ou contando episódios nos quais eles puderam auxiliar. Após a discussão, apresentar a mensagem destacada em amarelo, fazendo o link com a parábola dos talentos. (5 minutos)


5) SLIDE 5 – Caridade Moral X Material (5 minutos)
Reforçar com eles que em casa, na escola ou onde quer que estejamos, a caridade moral deve ser praticada com todos aqueles com os quais convivemos.


6) SLIDE 6 - (Reflexão final) – Deixar que eles pensem em alguma situação da vidinha deles em que houve a oportunidade de praticar a caridade moral. Abrir espaço para quem quiser contar. (5 minutos)


3- Atividade Conclusiva – Em grupo (15 Minutos):
Distribuir revistas e pedir que, em duplas, eles achem uma figura relacionada ao tema da aula (em especial, caridade). Em uma única folha de papel, pedir que cada dupla cole a sua figura e coloque seus nomes embaixo.
4-Harmonização Final (5 minutos):
Prece de agradecimento e encerramento.

Referência: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo XIII – item 5, 9 e 15

Evangelizadores: Weber/Gilsa











Nenhum comentário: